Podemos dizer que a hipertensão arterial é uma doença democrática, isso porque acomete pessoas de todas as classes sociais e faixas etárias. Portanto, se engana quem pensa que a pressão alta é uma patologia somente da terceira idade.
Prova disso, é que os pediatras já medem a pressão de seus pacientes a partir de 1 ano de idade e o procedimento é repetido durante as consultas de rotina. Isso acontece porque o quanto antes a hipertensão for diagnosticada, menor o risco de complicações e maiores as chances de controle.
Nesse sentido, o monitoramento da pressão arterial se faz extremamente importante para todos os indivíduos, mesmo que em intervalos de tempo diferentes. Para quem já foi diagnosticado com essa patologia o acompanhamento frequente da PA se torna ainda mais importante.
Afinal, a alta da pressão arterial pode ocasionar diversas complicações, como doenças cardiovasculares, insuficiências ou falências renais e até mesmo óbito. Não é à toa que os protocolos clínicos de monitoramento e tratamento estão cada vez mais rigorosos.
O comportamento do paciente é uma das principais variáveis para garantir ou não o sucesso de qualquer tratamento médico.
Quando o assunto é hipertensão, o monitoramento da pressão arterial é uma etapa fundamental para entender a evolução do caso e garantir o bem-estar do paciente.
As medições da pressão arterial pela própria pessoa devem ser estimuladas, podendo ser realizadas por equipamento semi-automático, tendo inúmeras vantagens:
Com que frequência medir a pressão arterial?
A hipertensão arterial geralmente só apresenta sinais e sintomas quando já está em fase avançada. Portanto, quem não é hipertenso deve fazer, ao menos, uma medição da pressão arterial por ano. isso será importante identificar precocemente a doença.
Para quem já é pré-hipertenso, a medição da pressão arterial deve ser realizada, no mínimo, a cada seis meses. Afinal, a pré-hipertensão é um sinal de alerta.
Por fim, para quem já foi diagnosticado com essa patologia, o intervalo entre as medições deve ser bem menor. Nesses casos, o seu médico deve te orientar quanto à frequência correta para monitoramento, de acordo com o seu caso clínico.
Os aparelhos automáticos e semi automáticos são os mais indicados para fazer a medição da pressão arterial em casa. Isso porque eles são mais fáceis de manusear e permitem que a pessoa faça o seu próprio.
Cuidados antes de medir a pressão arterial
O recomendado é que você meça a pressão antes das refeições e um pouco antes de tomar seus medicamentos. Além disso, outros cuidados importantes são:
Em seguida, faça a medição da pressão.
Na hora de medir
Normalmente, os aparelhos eletrônicos são simples de usar. Basta apertar um botão que ele já começa a medição da PA, e em poucos segundos o valor da pressão arterial aparece na tela acompanhado de um efeito sonoro.
Mas, na hora de escolher o seu aparelho para medir a pressão, é preciso pesquisar. Opte pelas marcas que garantem confiabilidade no resultado e que sejam certificadas pelo INMETRO. Afinal, essa escolha impactará diretamente na sua qualidade de vida.
Alguns pacientes ficam ansiosos durante a consulta o que pode elevar a pressão arterial e interferir no diagnóstico de hipertensão. Nesses casos, o paciente precisa realizar exames para obtenção do quadro clínico correto.
Por exemplo, a MAPA – Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial – é um exame que possibilita que a pressão do paciente seja medida durante 24 horas. Durante todo esse período é realizado, automaticamente, várias medições, até mesmo, durante o sono.
A MedHyper atua no monitoramento do quadro clínico do paciente disponibilizando alguns dos melhores equipamentos para medição da pressão arterial do mundo. Dentre eles, a empresa também disponibiliza produtos voltados para a realização de exames, como o MAPA (MONITORAMENTO AMBULATORIAL DA PRESSÃO ARTERIAL) e MRPA (Monitoramento residencial da pressão arterial ou MAPA de 5 dias).
Tudo pensado para melhorar o bem-estar, qualidade de vida e segurança do paciente hipertenso.
Para isso, a empresa disponibiliza produtos exclusivos da Microlife, líder mundial na fabricação e desenvolvimento de equipamento para diagnóstico médico. Os produtos podem ser usados em domicílio e em consultórios.
Continue a leitura e entenda como a MedHyper pode melhorar a efetividade no monitoramento do seu quadro clínico ou do seu paciente.
MedHyper para uso doméstico
Para medir a pressão arterial em casa é preciso contar com aparelhos fáceis de usar, confortáveis, seguros e que garantam precisão no resultado, certo?
Pensando nisso, MedHyper disponibiliza três linhas de produtos da Microlife, que podem fazer mais pela sua saúde do que você imagina. Veja só:
Detecção confiável de FA durante as medições de pressão arterial em casa
Os produtos da linha AFIB permitem, além do monitoramento da pressão arterial, a detecção precoce de Fibrilação Atrial (FA). Esse é o tipo de arritmia cardíaca grave mais comum, além de ser um fator de risco para diversas complicações cardiovasculares.
Assim, a pessoa de casa, fazendo o seu acompanhamento de rotina, é capaz de detectar tal alteração e procurar ajuda médica para fazer a intervenção antes do agravamento do problema. A Microlife é a única empresa do mundo que disponibiliza tal tecnologia.
3 medições com apenas 1 clique
Outra tecnologia, MICROLIFE AVERAGE MODE, usa da mais avançada tecnologia para aumentar a confiabilidade dos resultados. Na hora de medir a pressão, o equipamento realiza 3 medições consecutivas e automáticas, em 2 minutos.
O valor apresentado no visor é a média das três aferições. Assim, há uma maior precisão no valor da pressão arterial o que, claro, aumenta a efetividade no monitoramento do quadro clínico do paciente. Essa tecnologia foi desenvolvida para diminuir interferências na medição e evitar distorções nos resultados.
Detecta irregulares cardíacas durante a medição de pressão arterial em casa
Por fim, a última tecnologia foi desenvolvida para identificar possíveis alterações no ritmo dos batimentos cardíacos enquanto o paciente faz a medição da pressão arterial. Desse modo, o paciente ao fazer o monitoramento da pressão arterial é capaz de identificar possíveis alterações e buscar por orientação médica.
Entende como isso impacta positivamente na maior efetividade do monitoramento do quadro clínico do paciente? Essa é a tecnologia PULSE ARRHYTHMIA DETECTION.
MedHyper para instalações hospitalares
Além de todas as vantagens citadas acima, os produtos da Microlife também são pensados para melhorar a experiência do seu paciente durante a realização de exames, como a MAPA e MRPA, além de proporcionar resultados com alta confiabilidade.
Conheça mais alguns benefícios:
Viu como a MedHyper é capaz de superar suas expectativas? Aqui todo o trabalhado é voltado para o seu bem-estar, segurança e conforto. Conheça agora a linha completa de produtos Microlife para pacientes hipertensos e invista na sua saúde!
Vivendo em pleno século 21, você imagina como seria a vida sem tecnologia? Difícil, né?…
A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma doença crônica e degenerativa e, infelizmente, muito incidente…
A hipertensão arterial é caracterizada pela elevação insistente da pressão sanguínea nas artérias com valor…
A hipertensão arterial na terceira idade é um problema comum, sua prevalência chega a 2/3…
A pressão alta é considerada uma doença perigosa, porque pode levar a condições potencialmente fatais,…
Ter um consultório não significa para o médico que suas atividades se restringem apenas à…