Equipamentos certos agilizam atendimento clínico

A alta demanda de atendimentos e solicitações de exames cardiológicos andam atrapalhando a fluidez do seu serviço? Além disso, os valores de equipamentos de monitoramento e custos de manutenção são fatores críticos para você? Então, acompanhe o artigo e descubra como aliviar o gargalo de atendimentos com os equipamentos certos, manutenção facilitada e custos justos.

O que é Fibrilação Atrial?

A Fibrilação Atrial é o nome dado ao tipo mais comum de arritmia cardíaca, onde o movimento de contração e relaxamento do músculo cardíaco acontece em descompasso, provocando batidas descoordenadas no peito.

Este desarranjo do ritmo dos músculos cardíacos é crucial para a saúde do coração e de outros órgãos do corpo humano.

Para se ter uma ideia, o coração de uma pessoa com Fibrilação Atrial pode bater duas vezes mais do que o coração de uma pessoa saudável.

O ritmo acelerado das batidas do coração de maneira prolongada, pode causar diversos problemas, dentre eles, a insuficiência cardíaca, a formação de coágulos que posteriormente, podem ser a razão do acometimento de paradas cardíacas e Acidente Vascular Cerebral, o AVC.

Engana-se quem pensa que esta doença acomete apenas pessoas mais velhas. Apesar do maior índice estar entre indivíduos com mais de 50 anos, jovens também podem ter Fibrilação Atrial, sobretudo se o sedentarismo, maus hábitos alimentares e de sono fizerem parte da vida deste jovem.

Sintomas

A Fibrilação atrial muitas vezes é assintomática, o que pode acarretar no diagnóstico tardio. No entanto, alguns pacientes relatam:

  • Dor no peito;
  • Enjoo;
  • Dificuldade para respirar;
  • Palpitações repentinas duradouras ou não.

 

Fatores que propiciam a Fibrilação Atrial

  • Vida sedentária;
  • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
  • Tabagismo;
  • Obesidade;
  • Estresse.

Por que rastrear a Fibrilação Atrial e a relação entre FA e AVC

A Fibrilação Atrial, um dos tipos mais comuns e graves de arritmia cardíaca está intimamente ligado ao aparecimento de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Quando um indivíduo possui Fibrilação Atrial, os átrios do coração não se contraem de forma efetiva pois parte do sangue que deveria ser conduzida para outras partes do corpo acaba se acumulando nas paredes dos átrios.
Esse indivíduo pode sofrer de FA por vários anos e nem sequer notar que algo não vai bem, visto que cerca de 25% dos casos de Fibrilação Atrial não apresentam sintomas.

O grande problema da ausência de sintomas neste caso, está justamente na possibilidade de que este acúmulo de sangue proveniente da FA se torne um coágulo, que em determinado momento pode se desprender das paredes e começar a viajar pela corrente sanguínea. Nesta viagem pelas milhares de ramificações do corpo, este coágulo pode acabar se instalando no cérebro, interrompendo o fluxo sanguíneo no local, provocando um AVC Isquêmico.

Cerca de 20% desse tipo de AVC tem como origem a Fibrilação Atrial, por isso e importante estar sempre informado, rastrear mesmo que não haja nenhum tipo de sintoma.

O AVC relacionado a Fibrilação Atrial tende a ser mais grave, colaborando para maiores sequelas e incapacidade.

Como identificar sintomas de AVC

O teste do S.A.M.U pode ajudar você a identificar sintomas de Acidente Vascular Cerebral, ele consiste em:

S. (sorriso)Peça para a pessoa sorrir e observe se a boca apresenta algum ângulo diferente do normal ou está torta em um dos lados.

A. (abraço) Diga para a pessoa abraçar você, e observe se ela consegue levantar os dois braços sem dificuldade.

M.(música) Peça para a pessoa cantar uma música qualquer e verifique se a voz parece arrastada ou embolada.

U. (urgência) Se você identificou algum dos sintomas acima, solicite um serviço de urgência imediatamente.

Outros sinais de AVC:

-Fraqueza muscular;

-Confusão mental;

-Formigamento em algum dos membros;

-Visão turva ou dupla.

 

Prevenção de AVC por Fibrilação Atrial

A Prevenção é a melhor alternativa para diminuir os riscos de mortalidade pela doença e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Poucas situações na medicina são tão relevantes como a detecção precoce da Fibrilação Atrial, em função da possibilidade de diminuir os riscos de uma das doenças que mais mata no Brasil.

Uma vez que a patologia tenha sido identificada, o paciente precisa ser acompanhado e monitorado constantemente. Pensando no bem-estar dessas pessoas, a Microlife, empresa pioneira na criação e fornecimento de equipamentos de saúde, incorporou em seu portfólio o Monitor de Pressão Arterial e Fibrilação Atrial AFIB BPA 200. Este equipamento auxilia no monitoramento de pessoas com FA, medindo a pressão arterial e aferindo a Fibrilação Atrial com precisão, conforto e agilidade.

 

Medidor digital de pressão arterial Microlife

 

Características do Monitor de Pressão Arterial e Fibrilação Atrial AFIB BPA 200

  • Memória para 200 medições (data e hora para um melhor controle e acompanhamento do tratamento)
  • Tecnologia AFIB (Atrial Fibrillation): Detecção de fibrilação atrial por meio de uma simples medição de pressão arterial;
  • Tecnologia MAM (Microlife Average Mode): Em menos de dois minutos, três medições são realizadas para entregar uma média do resultado. Esta ferramenta diminui o índice de erros, a fim de oferecer um número mais confiável.
  • Sensor inteligente de inflação da braçadeira e de movimento para facilitar a medição e oferecer mais autonomia ao usuário.
  • Conexão para transmissão de dados USB;
  • Software Blood Pressure Analyzer (BPA). Para desfrutar de uma experiência completa de seu equipamento, o conecte na plataforma e seus dados serão transferidos automaticamente. Este software emite relatórios seguros para que você e seu médico consigam analisar com mais fidelidade os resultados obtidos em um período.
  • Fonte de energia elétrica opcional;
  • Permite utilização de bateria recarregável;
  • Desligamento automático;
  • Validação Clínica: Protocolo BHS A/A (Uso Hospitalar) e ESH;
  • Cinco anos de garantia.

Como a MedHyper pode ajudar você

A MedHyper é a representante oficial dos produtos Microlife no Brasil. Para nós, é fundamental oferecer equipamentos seguros, duráveis e que facilitem o dia a dia no consultório ou em casa.

Com uma ampla rede de assistência, rápida reposição de peças, adquirir o Monitor de Pressão Arterial e Fibrilação Atrial AFIB BPA 200 é ter a certeza de resultados seguros, menores custos com manutenção por que a Microlife preza pela durabilidade.

Os cinco anos de garantia atestam a longevidade deste equipamento que une tecnologia e inovação em prol da saúde.

 

Quer incluir este e outros equipamentos de monitoramento em seu consultório? Fale conosco!

Assine nossa newsletter

Gostaria de receber informações e comunicações do projeto MedHyper via email com a opção de descadastramento a qualquer momento.

Contato