Os monitores de pressão arterial fazem parte da rotina de diversos brasileiros, tanto dos profissionais da saúde quanto dos pacientes hipertensos ou com pré-hipertensão.
Com o crescimento da doença no Brasil e no mundo, os atuantes na área da saúde diariamente criam campanhas, ações e tecnologias visando reduzir a incidência e a mortalidade da pressão alta.
Aqui no Brasil, ainda temos um longo caminho pela frente. Segundo a ferramenta criada pela SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia), o Cardiômetro, neste ano até o dia 30/04/2021, mais de 132 mil vidas foram perdidas em decorrência direta ou indireta da hipertensão arterial.
Isso porque a doença é a principal responsável pelo desenvolvimento de complicações cardiovasculares, como AVC e infarto. A expectativa é de que até o final deste ano, mais de 400 pessoas morram por doenças do coração e circulação.
Neste contexto, é preciso, de fato, usar os monitores de pressão arterial como ferramenta para controle e combate da hipertensão arterial.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo para explicar mais sobre o funcionamento do equipamento e sua durabilidade. Vamos lá?!
A campanha Eu Sou 12 por 8, desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, listou 10 mandamentos para prevenção e controle da pressão alta. O primeiro mandamento da lista é medir a pressão arterial pelo menos uma vez por ano.
E porque isso é tão importante?
A hipertensão arterial é uma doença silenciosa, por isso, medir a pressão arterial é a única forma de identificar alterações nos níveis da pressão sanguínea nas artérias.
Além disso, quanto antes for diagnosticado a hipertensão arterial, maiores são as chances de sucesso do tratamento. Inclusive, quando a doença é detectada no início, o paciente ainda pode reverter o quadro por meio de uma alimentação saudável e prática de atividades físicas.
Nessa mesma lógica, quando identificada tardiamente, a hipertensão arterial certamente já afetou muitos órgãos e tecidos do paciente.
O controle dos níveis da pressão arterial é tão importante que reduz em 42% o risco de derrame e em 15% o risco de infarto, segundo a SBC. O paciente que consegue manter a PA em 120×80 mmHg consegue uma excelente qualidade de vida.
Agora que já entendemos qual é a importância de medir a pressão arterial, vamos entender como funciona um monitor de pressão arterial.
Basicamente, é um aparelho usado para monitoramento da pressão sanguínea nas artérias, tanto em ambiente hospitalar quanto doméstico.
Os monitores podem ser manuais ou digitais e podem ser de pulso ou de braço. Acompanhe:
Os medidores manuais (esfigmomanômetros manuais), normalmente, são usados por profissionais treinados, uma vez que necessitam do auxílio de um estetoscópio para a leitura correta.
Eles vêm com um leitor de ponteiro.
Os monitores de pressão arterial digitais possuem tecnologia mais avançada em relação ao primeiro tipo. Eles são mais simples de usar e, por isso, escolhidos por quem precisa realizar o monitoramento da pressão arterial em casa.
Alguns modelos têm um bulbo de borracha em que o paciente ou profissional da saúde precisa apertar para inflar o manguito. Enquanto os modelos automáticos fazem tudo sozinhos.
Nesse último, basta que o paciente acione o botão “start” que o equipamento começa a realizar a leitura da pressão arterial.
Os monitores digitais também têm sido muito utilizados por cardiologistas e profissionais da saúde. Isso porque, atualmente, já é possível encontrar monitores de altíssima tecnologia em que a precisão é inquestionável.
Alguns modelos oferecem ainda diferenciais, como detecção de batimentos cardíacos irregulares.
Tanto os monitores manuais quanto os digitais possuem versões de pulso e braço.
Os monitores de pulso costumam apresentar menor custo e são mais práticos, por isso, são escolhidos por muitos consumidores.
No entanto, a American Heart Association recomenda o uso de aparelhos de braço, porque eles apresentam maior precisão.
A maioria dos monitores de pressão arterial oferecem, em média, garantia entre 1 e 3 anos.
No entanto, alguns monitores podem ter duração muito superior, como aqueles que são fabricados com material mais resistente, por exemplo, o duralumínio.
A Microlife – líder mundial na fabricação de equipamentos para diagnóstico médico -, por exemplo, oferece garantia entre 2 e 5 anos nos seus equipamentos.
Vale a pena também avaliar se a marca oferece assistência técnica especializada.
Sim. Os monitores de pressão arterial podem ter uso doméstico ou hospitalar. Qualquer pessoa que deseja adquirir um monitor pode comprá-lo.
Eles são encontrados em farmácias ou em distribuidoras especializadas, como é o caso do MedHyper. Uma das principais vantagens de adquirir com uma empresa especializada é o suporte oferecido desde o primeiro contato até o pós-venda.
Se você está pensando em comprar um monitor de pressão arterial, separamos a seguir algumas dicas valiosas para te ajudar a escolher. Acompanhe.
Para escolher o equipamento certo, é preciso, primeiramente, avaliar as suas necessidades e orçamento. Afinal, existem equipamentos do mais simples ao mais tecnológico.
Para te ajudar na escolha, separamos algumas dicas do que deve ser avaliado na hora de comprar um monitor de pressão arterial. Vamos lá?!
A durabilidade e precisão dos equipamentos são critérios determinantes na hora da escolha.
Quando o assunto é saúde, erros podem colocar em risco a vida do paciente. Portanto, vale a pena investir um pouco mais, mas prezar pela máxima qualidade.
A durabilidade também será um divisor de águas: você pode optar por aparelhos mais simples que prometem agilidade no reparo ou escolher aqueles monitores que te acompanham por toda a vida.
Alguns monitores de pressão arterial oferecem recursos adicionais, por exemplo, detecção de alterações nos batimentos cardíacos e tecnologia AFIB para detecção de fibrilação atrial.
Outros diferenciais podem estar relacionados à memória de armazenamento dos equipamentos, alertas de comprimidos e até integração com software para telemedicina.
Avalie, portanto, quais benefícios podem fazer mais diferença no seu cuidado ou no cuidado do seu paciente e defina um orçamento. Vale a pena também tentar negociar com o fornecedor.
Um ponto que merece atenção na hora de escolher o seu monitor de pressão arterial é o tamanho do manguito.
Por mais que a maioria dos manguitos seja ajustável, se ele for muito maior ou muito menor que o seu braço, as leituras podem ser imprecisas.
Procure por marcas que oferecem manguito adequado para todos os tamanhos de braço comuns.
Pensando em comprar um monitor de pressão arterial? O MedHyper é o fornecedor certo para você!
O projeto nasceu com a missão de criar, produzir e comercializar as melhores soluções de produtos e serviços para o tratamento e prevenção da hipertensão arterial.
Por isso, todos os monitores do MedHyper são exclusivos da Microlife – empresa número um do mundo na fabricação e desenvolvimento de equipamentos para diagnóstico médico.
Conheça alguns dos benefícios dos monitores:
Gostou? Então conheça toda a linha de monitores Microlife e se surpreenda! Ou entre em contato para receber um atendimento incrível.
Vivendo em pleno século 21, você imagina como seria a vida sem tecnologia? Difícil, né?…
A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma doença crônica e degenerativa e, infelizmente, muito incidente…
A hipertensão arterial é caracterizada pela elevação insistente da pressão sanguínea nas artérias com valor…
A hipertensão arterial na terceira idade é um problema comum, sua prevalência chega a 2/3…
A pressão alta é considerada uma doença perigosa, porque pode levar a condições potencialmente fatais,…
Ter um consultório não significa para o médico que suas atividades se restringem apenas à…