Alimentos que ajudam a controlar a pressão arterial

Já está mais do que comprovado cientificamente que uma das melhores formas de combater a hipertensão se dá por meio de ações preventivas.

A adoção de hábitos  saudáveis que contribuam efetivamente para a saúde do organismo como um todo – e do coração em especial – faz com que o indivíduo mantenha afastada essa doença silenciosa e traiçoeira.

Esse movimento rumo a uma melhor qualidade de vida mostra que os cuidados com a alimentação ocupam lugar de destaque.

Continue a ler este artigo para conhecer os alimentos que, devido às substâncias que contêm e a forma como elas agem no corpo, ajudam a controlar a pressão arterial.

Além disso, você vai conhecer melhor alguns dos principais vilões da alimentação que desencadeiam os processos que elevam a pressão arterial, por conta de suas propriedades e ação cumulativa no organismo.

Combate à hipertensão arterial: um desafio mundial

O combate à hipertensão arterial é um dos grandes desafios relativos às políticas de saúde pública em todo o mundo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que a doença já atingiu níveis endêmicos: uma em cada sete pessoas no planeta tem pressão alta. Isso representa o absurdo número de um bilhão de hipertensos!

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, um quarto da população (cerca de 53 milhões de brasileiros) sofre com os efeitos da hipertensão.

Mas também é alarmante o fato de que um terço desse total desconhece que apresenta essa perigosa condição cardíaca.

Diante desse quadro, mais de 200 mil vidas são perdidas anualmente devido a doenças do sistema cardiovascular provocadas pela pressão alta.

Para reverter esse cenário, é fundamental que a população adote melhores hábitos de vida, especialmente, relacionados à alimentação.

Potássio: um aliado no combate à hipertensão arterial

Se por um lado os alimentos abundantes em sódio aparecem como grandes causadores da elevação da pressão arterial, por outro, aqueles que são ricos em potássio surgem como importantes aliados do combate à hipertensão arterial.

O potássio é um nutriente que age de forma contrária ao sódio, favorecendo a eliminação de líquidos do organismo por meio da urina.

Com menos volume sanguíneo em circulação, a tensão na parede dos vasos diminui e, assim, a pressão arterial acaba reduzida.

A American Heart Association (AHA) é uma grande defensora do potássio na alimentação como forma de prevenir a hipertensão arterial.

Estudos realizados pela entidade mostram os benefícios que o nutriente traz ao organismo ao reduzir os efeitos negativos do sódio. Entenda mais a seguir.

Como o potássio ajuda a reduzir a pressão arterial?

De forma direta, promove a eliminação de líquidos.

Indiretamente, favorece a liberação de hormônios ligados à sensação de bem-estar (como dopamina, endorfina, ocitocina e serotonina), o que auxilia no relaxamento muscular e na redução dos níveis de estresse. A consequência é a diminuição da pressão arterial.

Assim, uma alimentação rica em potássio faz-se necessária em uma dieta voltada ao combate à hipertensão.

Quais são os alimentos ricos em potássio?

Entre os principais alimentos que devem ser consumidos (se possível, diariamente), estão:

  • sal diet (cloreto de potássio), para usar como tempero
  • banana
  • água de coco
  • verduras de folhas verdes escuras (por exemplo, espinafre e agrião)
  • semente de abóbora torrada

Outros alimentos que ajudam a controlar a pressão arterial

Mas os alimentos ricos em potássio não são heróis solitários!

Para que a alimentação seja uma aliada efetiva na luta contra a pressão alta, é preciso apostar em alimentos e bebidas que contêm outras substâncias que também atuam na manutenção da pressão arterial em níveis adequados.

Vamos saber mais sobre algumas delas:

Salmão

Peixes de água fria são ricos em ômega 3, um conjunto de ácidos graxos que não são produzidos naturalmente pelo organismo.

Uma pesquisa liderada pela Mayo Clinic Proceeding, dos Estados Unidos, mostra que a ação do ômega 3 contra a hipertensão é significativa, ainda que aconteça de forma indireta.

Ele auxilia no aumento da produção do “colesterol bom” (HDL) e diminui o colesterol ruim (LDL). Ajuda, assim, a reduzir as chances de acúmulo de gordura no interior das artérias, uma das causas da pressão alta.

Uva passa e uvas frescas

As uvas possuem na casca a presença de polifenóis e flavonoides.

São duas substâncias antioxidantes que atuam no combate natural ao envelhecimento das células das paredes das artérias, contribuindo para o controle da hipertensão.

O consumo diário, no entanto, deve ser moderado, pois as duas versões da uva são bastante calóricas (270 Kcal em cada 100 gramas).

Aveia e farelo de trigo

Grãos e cereais integrais são ricos em fibras, elementos fundamentais na absorção de gorduras pelo organismo, ajudando no equilíbrio entre as taxas de colesterol HDL e LDL.

Também possuem magnésio, zinco e vitaminas do complexo B, que atuam na dilatação dos vasos sanguíneos e contribuem para a diminuição da pressão arterial.

Suco de beterraba

A presença natural de vários compostos de nitrato, que agem de maneira a prevenir o envelhecimento das células que compõem as paredes dos vasos sanguíneos, tem feito da beterraba um excelente aliado no combate à pressão alta.

Estudo realizado pela Queen Mary University, de Londres, revela que o consumo diário de 250 ml de suco, feito com duas beterrabas cruas, reduziu em 10 mmHg a pressão sistólica dos pacientes envolvidos na pesquisa (indo de 140 x 90 mmHg para 130 x 90 mmHg).

Chocolate amargo

O consumo moderado de chocolate com mais de 70% de cacau é outro hábito que favorece o combate à hipertensão.

Os flavonoides presentes na composição do cacau (e que também estão no chá verde, frutas vermelhas e vinho) contribuem para a formação de óxido nítrico, substância que ajuda no relaxamento das artérias, reduzindo a pressão sanguínea.

Mas o consumo do chocolate deve ser moderado e limitado a dois quadradinhos da barra.

MedHyper no combate à hipertensão no Brasil

O combate à hipertensão é o principal objetivo do Projeto MedHyper, uma iniciativa da Medlevensohn, distribuidora brasileira de equipamentos para saúde e bem-estar.

O MedHyper traz para o Brasil com exclusividade e coloca à disposição de hospitais, clínicas, consultórios e do público em geral os monitores digitais de pressão arterial da Microlife, maior fabricante mundial de aparelhos de monitoramento voltados à área médica.

Entre em contato com a nossa equipe para conhecer mais sobre os monitores Microlife e conhecer os benefícios que esses equipamentos irão trazer para você!

MedHyper, medidor de pressão, pressão arterial


MedHyper

A MedLevensohn, empresa brasileira de distribuição de produtos para saúde e bem-estar com mais de 18 anos de atuação no mercado nacional, desenvolveu o Projeto MedHyper com o objetivo de prover uma vida equilibrada e de qualidade, com economia, informação, comodidade e tecnologia aos portadores de Hipertensão. Este poderoso aliado tecnológico, baseado nos mais modernos sistemas de telessaúde do mundo, visa trazer benefícios diretos aos seus participantes. De uma forma prática e eficiente, o MedHyper é uma ferramenta importante no controle de problemas crônicos e de difícil solução através de métodos usuais.

Assine nossa newsletter

Gostaria de receber informações e comunicações do projeto MedHyper via email com a opção de descadastramento a qualquer momento.

Contato