Hábitos que melhoram a sua saúde

Má alimentação, sedentarismo e noites mal dormidas contribuem para o desenvolvimento de diversas doenças, dentre elas hipertensão arterial, diabetes e doenças cardiovasculares.

Por isso, muitas pessoas estão dispostas a ter um estilo de vida mais saudável. Mas, ao contrário do que muitos acreditam, adotar hábitos saudáveis vai além de cuidar da saúde do corpo.

Para manter o organismo funcionando perfeitamente também é importante cuidar da mente. 

Portanto, para ter mais qualidade de vida é preciso atenção em um conjunto de hábitos que ajudam a cuidar do corpo e da mente.

Abaixo estão algumas dicas que fazem bem à sua saúde. Confira!

Consuma alimentos variados

Ter uma dieta adequada e uma alimentação variada proporcionam uma série de benefícios para o organismo e, somente assim, o corpo consegue todos os nutrientes que precisa.

Por exemplo, as folhas verde-escuras possuem vitaminas A, C e K. Elas estão associadas à saúde dos ossos. Portanto, ajudam a prevenir e a combater a osteoporose.

Além disso, essas folhas também são fontes de fibras, o que ajuda a controlar a quantidade de açúcar no sangue. Sendo assim, é uma excelente escolha, principalmente, para os diabéticos. 

E o que comer para ter uma alimentação variada? 

Consuma carboidratos complexos, como as frutas e alimentos integrais. Também consuma proteínas vegetais, gorduras boas e vitaminas do complexo B.

Para ter uma alimentação realmente saudável é importante também evitar os alimentos industrializados, ricos em sódio e açúcar.

Beba água na medida certa

Sempre ouvimos que beber água é essencial para o nosso corpo. Mas você sabe por quê? 

A água é importante para regular a temperatura corporal e para melhorar o transporte e absorção de nutrientes, como a vitamina C e as do complexo B. 

Ela também desintoxica o corpo depois dos excessos, uma vez que estimula o bom funcionamento do fígado, dos rins e do intestino. 

Além disso, a água é fundamental no transporte de oxigênio através das células, protege os órgãos vitais, cuida das articulações e muito mais. 

Para saber a medida certa de água que você deve tomar, basta calcular 35ml de água pelo seu peso corporal. Assim, por exemplo, uma pessoa que pesa 65kg deveria tomar cerca de 2,27 litros de água diariamente.

No entanto, o mais importante é sempre se manter hidratado. Se você pratica exercícios físicos converse com um nutricionista esportivo sobre a necessidade de tomar ainda mais água.

Controle a sua pressão arterial frequentemente

A hipertensão arterial é a doença crônica mais incidente do Brasil e, também, a que mais mata. De acordo com dados atualizados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, 30% da população adulta no Brasil tem pressão alta.

No entanto, boa parte desses brasileiros não sabe que tem a doença. Isso porque a hipertensão arterial não apresenta sintomas e a única forma de identificá-la é aferindo a pressão arterial de tempos em tempos.

Por isso, se você é uma pessoa saudável, meça a sua pressão arterial pelo menos uma vez ao ano. Essa é a melhor forma de prevenir a doença.

Já os pacientes que têm pré-disposição para a pressão alta, devem aferir a pressão arterial a cada seis meses. A medição pode ser feita em casa com um monitor próprio, na farmácia e em consulta médica de rotina.

Quando diagnosticada precocemente, a hipertensão arterial pode até mesmo ser revertida por mudanças no hábito de vida.

Portanto, meça a sua pressão arterial regularmente, tenha uma dieta balanceada e evite o consumo excessivo de sal. A hipertensão arterial é uma doença séria e o principal fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como AVC e infarto.

Pratique de exercícios físicos

Combater o sedentarismo também melhora a sua saúde de forma geral. Isso porque diminui o risco de doenças cardiovasculares, melhora a qualidade do sono, controla o peso e diminui as chances de desenvolver depressão e ansiedade.

Todos os tipos de exercícios são favoráveis. Mas é importante escolher de acordo com os seus objetivos. Por exemplo, os exercícios respiratórios são bons para proporcionar bem-estar e calma.

Além disso, para se manter motivado encontre uma modalidade que você sinta prazer em realizar e procure se exercitar com um amigo ou realizar atividades em grupos.

Por fim, antes de começar a praticar qualquer tipo de exercício, consulte um médico para que ele possa avaliar suas condições físicas e indicar as melhores opções para você.

Tenha uma boa noite de sono 

Dormir bem também é muito importante para a sua saúde. Isso porque é durante o sono que o organismo exerce suas funções reparadoras.

Por exemplo, é durante a noite que acontece a síntese de proteínas, o crescimento muscular e o reparo dos tecidos.

Caso a pessoa não tenha uma boa noite de sono, está mais suscetível a desenvolver doenças, como obesidade, diabetes, hipertensão arterial, resfriados constantes, transtornos mentais.

E quantas horas de sono o corpo precisa? Os especialistas recomendam, em média, 8 horas de sono. No entanto, isso pode variar de acordo com o estilo de vida da pessoa e sua idade. 

Para dormir bem durante a noite é importante adotar alguns hábitos durante o dia e antes de deitar. Por exemplo, ter um horário definido para dormir, jantar alimentos leves e evitar cochilos durante o dia.

Evite o consumo de bebidas alcoólicas e drogas

O uso exagerado de álcool e o consumo de drogas oferecem risco à saúde. Quando combinadas, potencializam os danos que podem trazer ao corpo humano.

Por exemplo, quando se mistura essas duas substâncias há uma perda considerável das capacidades físicas e mentais.

Além disso, há danos aos rins e aos fígados. Elas também causam prejuízos ao coração, como infarto, e aumentam as chances de desenvolver hipertensão arterial e acidente vascular cerebral (AVC).

Não é apenas a mistura de bebidas alcoólicas com drogas ilícitas que não devem ser misturadas. A mistura de álcool com medicamentos também é prejudicial.

Isso porque essa mistura pode causar efeitos colaterais que podem levar à morte e também anulam a eficácia de alguns medicamentos. 

Separe um tempo para relaxar 

Como você viu no início do texto, a saúde mental é tão importante quanto à saúde do corpo. Por isso, a última dica é separar um tempo para relaxar.

Isso porque o estresse pode causar irritabilidade, gastrite, ansiedade, depressão, oscilação da pressão arterial, infarto e, até mesmo, acidente vascular cerebral.

Além disso, também pode desencadear em imunidade baixa, problemas digestivos, insônia e transtornos mentais. Por isso, é importante que você tire um tempo para relaxar.

Nesse momento, você pode ler um livro, meditar, dançar, pintar ou escrever um livro. Também vale entrar em contato com a natureza, fazer jardinagem e assistir a um filme de comédia.

O importante é fazer algo que dê prazer e deixe você relaxado. Se preferir, você pode aproveitar esses momentos para se conectar com alguém.

Isso porque a prática de alguma atividade em conjunto ajuda ainda mais na busca por uma vida mais saudável. Mas não deixe de reservar um tempo só para você.

Cuide da sua saúde!

Com essas dicas simples e práticas, certamente você conseguirá adotar hábitos que melhoram a sua saúde. Então, não deixe de colocá-las em prática a partir de hoje mesmo!

Gostou das dicas acima? Sempre que precisar de ajuda para manter sua saúde em dia, não se esqueça que você pode contar com o MedHyper.

Temos os melhores medidores de pressão arterial do mundo. Conheça nossas soluções!

MedHyper, medlevesohn, saúde

Assine nossa newsletter

Gostaria de receber informações e comunicações do projeto MedHyper via email com a opção de descadastramento a qualquer momento.

Contato