Cuidados diários para manter a pressão arterial equilibrada

A hipertensão arterial é uma doença crônica silenciosa, invisível e sorrateira. Por “atuar nas sombras” e não apresentar sintomas aparentes, ela pode causar sérios danos ao organismo enquanto não é diagnosticada.

 

Coração, cérebro e rins são os órgãos mais afetados no longo prazo. 

 

Inclusive, a hipertensão arterial é o principal fator de risco para a ocorrência de doenças cardiovasculares severas, como infarto do miocárdio, AVC (Acidente Vascular Cerebral) e insuficiência renal, que podem levar à morte prematura ou deixar graves sequelas permanentes.

 

Nesse contexto, são necessários cuidados diários para manter a pressão arterial controlada e evitar as graves consequências da doença. 

 

Continue a leitura para entender como fazer isso, além de entender um pouco mais sobre a incidência da hipertensão arterial no Brasil.

Hipertensão arterial, uma doença disseminada no Brasil

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 10 milhões de vidas são perdidas anualmente em todo o mundo devido aos efeitos da hipertensão arterial. No Brasil, esse número chega a 200 mil óbitos anuais.

 

Os dados mais recentes indicam ainda que a hipertensão arterial não apenas está disseminada no país, mas encontra-se em expansão.

 

A última edição da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), divulgada em novembro de 2020 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que 38,1 milhões de brasileiros maiores de 18 anos sofrem com a doença. 

 

Isso equivale a 23,9% da população adulta. Em 2013, esse índice era de 21,4%.

Cuidados para manter a pressão arterial controlada

A boa notícia é que a hipertensão arterial é uma condição que pode ser bem controlada quando diagnosticada pelo cardiologista.

 

Ao adotar alguns cuidados básicos, a pessoa investirá em sua saúde e em uma melhor qualidade de vida, pois irá reduzir bastante as chances de ser acometida por alguma doença cardiovascular mais grave.

 

Assim, preparamos dez dicas de ouro para você manter a pressão arterial sob controle no seu dia a dia. Confira!

  • Acompanhamento médico

Visite seu cardiologista ao menos uma vez por ano. É ele quem irá fazer um diagnóstico seguro sobre a hipertensão e as melhores formas de lidar com ela em cada caso. Não faça nada sem a orientação do seu médico.

  • Comece a caminhar diariamente

Andar ao menos 30 ou 40 minutos todos os dias é uma forma segura de dar início a uma rotina de atividade física, especialmente para quem está sedentário.

 

Exercícios aeróbicos (como caminhar, correr e pedalar) fazem com que o organismo libere substâncias que dilatam os vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial.

  • É importante perder peso

Os quilinhos a mais jogam a favor da hipertensão, pois fazem com que o coração se esforce mais para bombear o sangue. Nesse cenário, a gordura abdominal é uma grande vilã. 

Ela atua para aumentar a insulina no sangue e a reter mais sódio pelos rins, elevando a pressão arterial. Assim, combater o sobrepeso (ou a obesidade) é vital.

 

Adotar uma alimentação saudável por meio de uma dieta balanceada, aliado a uma prática regular de exercícios físicos, é fator decisivo para manter a pressão sob controle.

  • Dieta com menos sal

Não se trata de excluir o sal da alimentação, mas apenas reduzir sua quantidade. O excesso de sal de cozinha faz com que o organismo retenha líquidos e isso colabora com a hipertensão.

 

Mas, se puder, vale à pena substituir o sal tradicional (cloreto de sódio) pelo sal diet (cloreto de potássio), uma vez que o potássio ajuda a prevenir e a tratar a pressão alta.

 

Outra dica é diminuir o consumo de embutidos, enlatados e alimentos em conserva, que possuem excesso de sódio em sua composição.

 

Também não há necessidade de excluir a carne vermelha da alimentação. Apenas prefira os cortes magros, sem gordura.

  • Coma nozes e amêndoas

Essa é uma dica valiosa para o dia a dia. Ingerir essas sementes entre as refeições é o complemento perfeito no que se refere a uma alimentação mais saudável.

 

Ambas são ricas em magnésio e vitamina E1, nutrientes que, em conjunto, agem como vasodilatadores e antioxidantes naturais, auxiliando no controle da pressão arterial. 

 

Sabe quem mais ajuda a evitar a hipertensão? Chocolate amargo, com 70% de cacau. Pode incluí-lo em sua dieta sem medo!

  • Pare de fumar

O tabaco não está associado somente ao câncer de pulmão e de outros tipos. O cigarro é um inimigo poderoso da saúde e um grande aliado da hipertensão arterial.

 

Parar de fumar é fundamental para quem quer tirar do radar o risco de sofrer com alguma doença cardiovascular severa.

  • Beba menos álcool

Não é preciso parar de beber. Deve-se apenas estar atento à quantidade ingerida, pois o excesso de álcool é outro fator que leva à hipertensão.

 

O ideal é que a ingestão não passe de 30 gramas de álcool por dia. Isso equivale a 600 ml de cerveja (com 5% de álcool) ou 250 ml de vinho (12%) ou 60 ml de destilados (50%). 

 

Indivíduos com sobrepeso e mulheres devem consumir apenas metade disso por dia.

  • Controle o estresse do dia a dia

Certamente, não é uma tarefa fácil. Mas é essencial para evitar os efeitos nocivos da hipertensão arterial.

 

É importante incluir atividades relaxantes em seu cotidiano e procurar ter uma postura de otimismo e bom humor frente aos problemas. Isso melhora a circulação sanguínea, mantendo a pressão arterial nos níveis adequados.

 

Ao transformar em rotina, principalmente, a prática de exercícios e a adoção de uma boa alimentação, você perceberá que, de maneira natural, os níveis de estresse irão diminuir.

 

Isso faz com que novos hábitos saudáveis anti-estresse sejam incorporados espontaneamente, num contínuo círculo virtuoso de boa saúde física e mental. 

  • Boas noites de sono

Dormir bem durante ao menos seis horas seguidas é um fator de redução de estresse fundamental para o organismo.

 

A falta de descanso apropriado causada por noites mal dormidas aumenta o risco de hipertensão e de insuficiência cardíaca congestiva, que é a dificuldade que o coração encontra para bombear o sangue para o organismo.

 

Dormir bem deve ser encarado como um investimento na própria saúde, com foco total no relaxamento da mente e do corpo.

  • Monitore sua pressão arterial

É importante que seu cardiologista verifique ao menos uma vez por ano como vai a sua pressão arterial. Mas isso não impede que você também realize esse controle em sua casa.

 

Os medidores digitais de pressão sanguínea de uso doméstico da MedHyper auxiliam no controle da hipertensão e ajudam as pessoas a manter uma boa qualidade de vida. 

Invista na sua saúde!

O MedHyper é um projeto criado para melhorar a saúde e bem-estar de pacientes hipertensos. Para isso, ele importa para o Brasil alguns dos melhores monitores de pressão arterial do mundo – todos da marca Microlife. 

 

Alta qualidade, durabilidade, precisão e tecnologia são os pilares dos monitores. 


Para conhecer a linha completa de equipamentos, acesse o link e invista na sua saúde!

00

inovação médica, MedHyper, pressão arterial, produtos médicos

Comentário (2)

Os comentários estão desativados.

Assine nossa newsletter

Gostaria de receber informações e comunicações do projeto MedHyper via email com a opção de descadastramento a qualquer momento.

Contato