Entenda porque os equipamentos da MAPA da Microlife possuem maior vida útil

A hipertensão e a fibrilação atrial são os principais fatores de risco para o AVC (Acidente Vascular Cerebral) precoce. Assim como para o infarto e o desenvolvimento de outras doenças cardiovasculares.

 

Por isso, o controle da pressão sanguínea nas artérias e a detecção da fibrilação atrial são medidas fundamentais para prevenção de comorbidades e preservação da vida dos pacientes.

 

Dentre os principais exames usados no diagnóstico e controle da pressão arterial, podemos citar o exame MAPA. Ele é um procedimento simples e não invasivo, mas extremamente eficiente.

 

Nesse contexto, a Microlife desenvolveu o monitor ambulatorial da pressão arterial – Watch BP 03 com AFIB para a realização do exame MAPA. Ele conta com a tecnologia exclusiva para detecção da fibrilação atrial durante a aferição da pressão sanguínea nas artérias.

 

É o único aparelho do mundo validado para tal função.

 

Continue a leitura e conheça mais sobre o exame MAPA e sobre os diferenciais do monitor da Microlife.

Hipertensão e fibrilação atrial: uma associação perigosa

Segundo o cardiologista membro da SOBRAC, Dr. Cristiano Pisani, no Brasil, aproximadamente, 36 milhões de pessoas adultas são hipertensas, o que contribui direta e indiretamente para metade das mortes causadas por doenças cardiovasculares.

 

O principal motivo são as alterações na função do coração, inclusive, arritmia cardíaca. Além disso, entre 80 e 90% das mortes súbitas cardíacas são ocasionadas por algum tipo de arritmia, como a fibrilação atrial.

 

É válido lembrar que a hipertensão é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de fibrilação atrial, o tipo de arritmia cardíaca mais comum, e que pode estar ligada à ocorrência de AVC.

 

No entanto, a detecção precoce da fibrilação atrial pode salvar vidas. O tratamento dessa doença é realizado por meio de anticoagulantes que reduzem em até 70% a chance de AVC. Do mesmo modo, o controle da pressão arterial reduz a probabilidade do desenvolvimento de complicações.

O que é MAPA?

O exame MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial) monitora a pressão arterial do paciente durante 24 horas, a cada 15 minutos durante o dia e 30 minutos durante a noite. Seu principal objetivo é avaliar possíveis alterações na pressão sanguínea enquanto o paciente realiza suas atividades habituais.

 

A pressão é aferida, inclusive, quando o paciente está dormindo. Como o aparelho é capaz de realizar diversas medições ao longo do período, o resultado final é muito mais confiável do que uma aferição momentânea.

Para que serve esse exame?

O MAPA tem duas indicações principais, sendo elas:

 

  • Apoio no diagnóstico de diferentes tipos de hipertensão: neste caso, o médico solicitará o exame em caso de alguma suspeita, por exemplo, de hipertensão do jaleco branco ou hipertensão verdadeira.
  • Avaliação da eficácia do tratamento de controle da pressão arterial: caso o médico esteja com suspeita de descontrole da pressão arterial, visando verificar se o tratamento ou medicamento está proporcionando o efeito esperado.

 

No entanto, o exame pode ter outras indicações, como suspeita de hipertensão durante a gravidez e suspeita de hipertensão durante o sono.

Como o exame MAPA funciona?

Para a realização do exame MAPA usa-se um monitor de pressão arterial que fica ligado a uma braçadeira por meio de um manguito. O equipamento é acoplado à cintura e ao braço do paciente e permanece ali durante 24h.

 

Depois que o aparelho para a MAPA é fixado ao corpo, o paciente é liberado para seguir a sua rotina normalmente. A ideia é que o cardiologista consiga detectar alterações na pressão arterial, se houver, e averiguar os riscos cardiovasculares.

 

O paciente não pode retirar o equipamento em nenhum momento para evitar interferências nos resultados. Portanto, o banho deve ser tomado antes da realização do exame. Ao final do exame, o paciente retorna ao consultório para retirar o equipamento.

 

O médico conecta o monitor no computador e consegue obter o resultado de todas as aferições de pressão arterial, que são realizadas automaticamente, durante todo o período. Por fim, o cardiologista responsável emite o laudo do exame.

Qual é o aparelho indicado para realização do exame MAPA?

O exame MAPA costuma ser realizado com aparelhos que empregam o método oscilométrico com manguito aplicado no braço. Por outro lado, os aparelhos de pulso não são recomendados para realização do procedimento.

Como garantir um exame da MAPA bem realizado?

Para o sucesso na realização do exame é preciso contar com aparelho de alta qualidade e maior vida útil. Afinal, não se pode correr o risco do equipamento apresentar resultados pouco confiáveis ou deixar de funcionar durante a realização de um exame.

 

O ideal é que o manguito tenha um bom comprimento para que se adapte bem ao corpo de diferentes pacientes. O objetivo é que todos fiquem confortáveis e consigam seguir a rotina normalmente durante o período do exame.

 

É importante também avaliar as validações e certificações do aparelho, uma vez que a precisão nos resultados é fundamental. O monitor também deve contar com um bom espaço para armazenamento das medições de pressão arterial.

 

Deve-se também preparar a equipe para manuseio e programação do equipamento, assim como orientar o paciente corretamente.

O equipamento da MAPA da Microlife: maior vida útil e precisão

Agora que entendemos um pouco mais sobre a MAPA, como ele funciona e como garantir o sucesso do exame, chegou a hora de conhecermos um pouco mais sobre o equipamento da Microlife.

 

A Microlife – uma das líderes mundiais no desenvolvimento e fabricação de equipamentos de diagnóstico médico – desenvolveu o Microlife WatchBP 03 com AFIB.

 

Esse aparelho é pensado para realização do exame da MAPA 24h, visando o uso da tecnologia de ponta, alta durabilidade, precisão do resultado e conforto do paciente.

 

O equipamento segue estritamente as diretrizes da Sociedade Europeia de Hipertensão (ESH) e da Associação Norte Americana do Coração (AHA). Além disso, conta com a tecnologia exclusiva para detecção de fibrilação atrial durante a medição da pressão arterial.

 

Tudo é pensado para fazer mais pela saúde e bem-estar do seu paciente.

 

Conheça outras vantagens do monitor para MAPA da Microlife:

  • Manguito com mais de 100 cm, proporcionando maior conforto para o paciente;
  • Precisão e confiabilidade nos resultados;
  • Detecção de fibrilação atrial durante o monitoramento da PA, com alta precisão;
  • Validado clinicamente pela ESH e pela AHA para medição ambulatorial;
  • Pode ser usado para medição regular ou MAPA;
  • Memória dos últimos 250 resultados no Modo Ambulatory e 250 últimos resultados no Modo Casual.

Mas porque o equipamento da Mapa da Microlife possui maior vida útil?

A qualidade dos produtos da Microlife é indiscutível. Não é à toa que a empresa exporta mais de 35 milhões de equipamentos por ano para países de todo o mundo.

 

Os equipamentos possuem materiais de alta qualidade e durabilidade, como o duralumínio. Por isso, acompanham o profissional por muitos anos. O manguito é feito de PVC e não contém látex pensando nos pacientes que são alérgicos. A Microlife disponibiliza dois anos de garantia para o WatchBP 03 com AFIB.

 

Conheça mais sobre a MAPA Microlife Watch BP 03 e faça seu orçamento sem compromisso!

 

mapa microlife, MedHyper, microlife, saúde


MedHyper

A MedLevensohn, empresa brasileira de distribuição de produtos para saúde e bem-estar com mais de 18 anos de atuação no mercado nacional, desenvolveu o Projeto MedHyper com o objetivo de prover uma vida equilibrada e de qualidade, com economia, informação, comodidade e tecnologia aos portadores de Hipertensão. Este poderoso aliado tecnológico, baseado nos mais modernos sistemas de telessaúde do mundo, visa trazer benefícios diretos aos seus participantes. De uma forma prática e eficiente, o MedHyper é uma ferramenta importante no controle de problemas crônicos e de difícil solução através de métodos usuais.

Comentar

Os comentários estão desativados.

Assine nossa newsletter

Gostaria de receber informações e comunicações do projeto MedHyper via email com a opção de descadastramento a qualquer momento.

Contato