O exame de Monitorização Ambulatorial de Pressão Arterial, também conhecido como MAPA é um exame muito indicado por cardiologistas que desejam obter uma visão mais ampla do comportamento da pressão arterial em seus pacientes. Nesse exame, um aparelho de monitoramento é colocado no paciente. Por meio dele, serão realizadas medidas de pressão arterial ao longo de 24 horas.
As medidas são realizadas de tempos em tempos, de acordo com a prescrição médica. Geralmente, são feitas de 20 em 20 minutos no período da manhã e tarde, e a cada 30 durante noite e madrugada.
As medições são feitas automaticamente, sem que o paciente precise acionar algum botão ou dispositivo.
Os dados colhidos por meio das medições são armazenados nesse monitor e avaliados pelo médico após o paciente retornar ao consultório, onde o cardiologista retirará o dispositivo e o individuo pode realizar todas as atividades normalmente.
Uma vez retirado, o monitor é conectado a um computador e um software exclusivo apresenta em forma de gráficos e mapas, os resultados obtidos após as 24 horas de exame.
Para que o exame da MAPA é importante?
O exame de Monitorização ambulatorial de Pressão Arterial tem como principal objetivo, realizar uma avaliação de picos de elevação de pressão arterial durante um determinado período de tempo, inclusive enquanto o paciente dorme. Com ele, é possível averiguar em que momentos a pressão se eleva com mais frequência, se os episódios ocorrem na presença do médico, em ambiente hospitalar, podendo identificar com mais precisão diversos problemas, dentre eles a síndrome do jaleco branco e a hipertensão mascarada.
Por meio da MAPA também é possível identificar queda de pressão arterial e fornecer ferramentas suficientes para que o cardiologista consiga entregar um diagnóstico mais preciso.
Também é possível que o cardiologista solicite uma espécie de diário de atividades, onde o paciente poderá registrar alguma informação importante para o diagnóstico. Nela o indivíduo poderá dizer se sentiu algo durante as medições, se realizou alguma atividade física, a que horas foi dormir, dentre outras.
Por que durante o exame da MAPA são feitas tantas medições?
A razão por trás da grande quantidade de medições realizadas é a exclusão de variáveis. Muitos pacientes reclamam do desconforto causado pela quantidade grande de medições, sobretudo durante o período da noite. No entanto, o intuito da MAPA é justamente esse: por meio de muitas medições, verificar o comportamento da pressão arterial levando em consideração eventos que podem influenciar em diagnósticos equivocados. Com as muitas medições, você elimina as dúvidas relativas ao aumento de pressão devido a um susto, por exemplo ou ao aumento de pressão comum durante a colocação do aparelho.
A MAPA é apenas para detectar Pressão Alta?
Não, o exame da MAPA é eficaz no rastreio de hipotensão, também conhecida com Pressão Baixa. É normal que a pressão de um adulto seja mais baixa do que o esperado, o grande perigo se encontra se essa pressão cai subitamente, podendo causar desmaios ou tonturas. Para rastrear a doença, a MAPA se torna uma excelente ferramenta.
Outra indicação para a realização do exame da MAPA é para a verificação da eficiência de determinado tratamento ou medicação que o paciente esteja utilizando. Esse exame é um excelente método para atestar se o indivíduo está respondendo bem a terapia adotada para seu caso.
Posso tomar banho durante o período de exame de MAPA?
Não. O melhor a ser feito nesse caso é tomar banho antes da colocação do aparelho e apenas após a retirada dele, no dia seguinte. Esso acontece, pois há a possibilidade de interferências nos resultados ou colocação inadequada do aparelho se retirado em ambiente domiciliar.
O indicado é que o paciente realize suas atividades rotineiras normalmente para que os resultados sejam mais efetivos. Se o paciente não tem costume de realizar uma atividade extenuante, por exemplo, é importante que ele não a pratique durante o exame.
MAPA Microlife WatchBP 03 com AFIB
Para a Microlife, é imprescindível que os equipamentos de monitoramento sejam confiáveis, seguros e de fácil utilização. O conforto também está entre nossas prioridades, afinal, sabemos que o bem-estar durante a realização de medições contribui para resultados mais fidedignos. Com a MAPA Microlife não podia ser diferente. Confira as especificações:
Características:
Se você deseja obter todos os benefícios da tecnologia Microlife em seus atendimentos, fale com o MedHyper. Somos a distribuidora exclusiva Microlife no Brasil. Solicite um orçamento!
Vivendo em pleno século 21, você imagina como seria a vida sem tecnologia? Difícil, né?…
A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma doença crônica e degenerativa e, infelizmente, muito incidente…
A hipertensão arterial é caracterizada pela elevação insistente da pressão sanguínea nas artérias com valor…
A hipertensão arterial na terceira idade é um problema comum, sua prevalência chega a 2/3…
A pressão alta é considerada uma doença perigosa, porque pode levar a condições potencialmente fatais,…
Ter um consultório não significa para o médico que suas atividades se restringem apenas à…