mapa controle de pressão arterial

Exame MAPA: tudo que você precisa saber

O exame de Monitorização Ambulatorial de Pressão Arterial, também conhecido como MAPA é um exame muito indicado por cardiologistas que desejam obter uma visão mais ampla do comportamento da pressão arterial em seus pacientes. Nesse exame, um aparelho de monitoramento é colocado no paciente. Por meio dele, serão realizadas medidas de pressão arterial ao longo de 24 horas.

As medidas são realizadas de tempos em tempos, de acordo com a prescrição médica. Geralmente, são feitas de 20 em 20 minutos no período da manhã e tarde, e a cada 30 durante noite e madrugada.

As medições são feitas automaticamente, sem que o paciente precise acionar algum botão ou dispositivo.
Os dados colhidos por meio das medições são armazenados nesse monitor e avaliados pelo médico após o paciente retornar ao consultório, onde o cardiologista retirará o dispositivo e o individuo pode realizar todas as atividades normalmente.

Uma vez retirado, o monitor é conectado a um computador e um software exclusivo apresenta em forma de gráficos e mapas, os resultados obtidos após as 24 horas de exame.

 

Para que o exame da MAPA é importante?

O exame de Monitorização ambulatorial de Pressão Arterial tem como principal objetivo, realizar uma avaliação de picos de elevação de pressão arterial durante um determinado período de tempo, inclusive enquanto o paciente dorme. Com ele, é possível averiguar em que momentos a pressão se eleva com mais frequência, se os episódios ocorrem na presença do médico, em ambiente hospitalar, podendo identificar com mais precisão diversos problemas, dentre eles a síndrome do jaleco branco e a hipertensão mascarada.

Por meio da MAPA também é possível identificar queda de pressão arterial e fornecer ferramentas suficientes para que o cardiologista consiga entregar um diagnóstico mais preciso.

Também é possível que o cardiologista solicite uma espécie de diário de atividades, onde o paciente poderá registrar alguma informação importante para o diagnóstico. Nela o indivíduo poderá dizer se sentiu algo durante as medições, se realizou alguma atividade física, a que horas foi dormir, dentre outras.

 

Por que durante o exame da MAPA são feitas tantas medições?
A razão por trás da grande quantidade de medições realizadas é a exclusão de variáveis. Muitos pacientes reclamam do desconforto causado pela quantidade grande de medições, sobretudo durante o período da noite. No entanto, o intuito da MAPA é justamente esse: por meio de muitas medições, verificar o comportamento da pressão arterial levando em consideração eventos que podem influenciar em diagnósticos equivocados. Com as muitas medições, você elimina as dúvidas relativas ao aumento de pressão devido a um susto, por exemplo ou ao aumento de pressão comum durante a colocação do aparelho.

 

A MAPA é apenas para detectar Pressão Alta?

Não, o exame da MAPA é eficaz no rastreio de hipotensão, também conhecida com Pressão Baixa. É normal que a pressão de um adulto seja mais baixa do que o esperado, o grande perigo se encontra se essa pressão cai subitamente, podendo causar desmaios ou tonturas. Para rastrear a doença, a MAPA se torna uma excelente ferramenta.

Outra indicação para a realização do exame da MAPA é para a verificação da eficiência de determinado tratamento ou medicação que o paciente esteja utilizando. Esse exame é um excelente método para atestar se o indivíduo está respondendo bem a terapia adotada para seu caso.

 

Posso tomar banho durante o período de exame de MAPA?

Não. O melhor a ser feito nesse caso é tomar banho antes da colocação do aparelho e apenas após a retirada dele, no dia seguinte. Esso acontece, pois há a possibilidade de interferências nos resultados ou colocação inadequada do aparelho se retirado em ambiente domiciliar.
O indicado é que o paciente realize suas atividades rotineiras normalmente para que os resultados sejam mais efetivos. Se o paciente não tem costume de realizar uma atividade extenuante, por exemplo, é importante que ele não a pratique durante o exame.

 

MAPA Microlife WatchBP 03 com AFIB

MAPA watch bp03 com AFIBO monitor Microlife WatchBP 03 foi desenvolvido para o Monitoramento Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA 24h), seguindo estritamente as diretrizes da Sociedade Europeia de Hipertensão (ESH) e da Associação Norte Americana do Coração (AHA). Além disto, possui tecnologia AFIB, que possibilita a detecção da fibrilação atrial (FA) durante todo o monitoramento.

Para a Microlife, é imprescindível que os equipamentos de monitoramento sejam confiáveis, seguros e de fácil utilização. O conforto também está entre nossas prioridades, afinal, sabemos que o bem-estar durante a realização de medições contribui para resultados mais fidedignos. Com a MAPA Microlife não podia ser diferente. Confira as especificações:

 

Características:

  • Monitoramento Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA 24h) e detecção de FA com alta precisão;
  • Clinicamente validado pela ESH e pela Associação Americana do Coração (AHA) para medição ambulatorial;
  • Dois modos de medição: Modo Ambulatory para monitoramento ambulatorial (MAPA) de 24h e Modo Casual para medição regular;
  • Detecção da fibrilação atrial (FA);
  • Memória dos últimos 250 resultados no Modo Ambulatory e 250 últimos resultados no Modo Casual.
    Benefícios:
  • Monitor desenvolvido especificamente para atender ao mercado em procedimentos de MAPA 24h, com a precisão e acuracidade Microlife;
  • Conta com a exclusiva tecnologia AFIB, para detecção da Fibrilação Atrial, umas das principais causas do Acidente Vascular Cerebral (AVC) que, por sua vez, é a principal causa de internações hospitalares no Brasil;
  • Design diferenciado e moderno, com tamanho e peso reduzidos para dar mais conforto aos pacientes durante o procedimento de MAPA 24h;
  • Cabo do manguito com mais de 100cm, permitindo um maior conforto ao paciente durante as medições noturnas.

Se você deseja obter todos os benefícios da tecnologia Microlife em seus atendimentos, fale com o MedHyper. Somos a distribuidora exclusiva Microlife no Brasil. Solicite um orçamento!

mapa


MedHyper

A MedLevensohn, empresa brasileira de distribuição de produtos para saúde e bem-estar com mais de 18 anos de atuação no mercado nacional, desenvolveu o Projeto MedHyper com o objetivo de prover uma vida equilibrada e de qualidade, com economia, informação, comodidade e tecnologia aos portadores de Hipertensão. Este poderoso aliado tecnológico, baseado nos mais modernos sistemas de telessaúde do mundo, visa trazer benefícios diretos aos seus participantes. De uma forma prática e eficiente, o MedHyper é uma ferramenta importante no controle de problemas crônicos e de difícil solução através de métodos usuais.

Comentário (5)

Os comentários estão desativados.

Assine nossa newsletter

Gostaria de receber informações e comunicações do projeto MedHyper via email com a opção de descadastramento a qualquer momento.

Contato