Monitor de pressão de pulso: vantagens do equipamento para a rotina médica

A rotina médica por ser desafiadora, especialmente, se não houver um bom planejamento.

Lidar com a pressão do trabalho, dividir-se entre mais de um consultório, realizar horas extras para atendimentos de urgências, entre outros exemplos, são situações comuns e que podem ser bem desgastantes com o passar do tempo.

Por isso, a rotina médica deve incluir hábitos e ferramentas que podem simplificar processos e aumentar a produtividade.

Por exemplo, organizar e integrar as informações por meio de um software e utilizar equipamentos médicos tecnológicos e práticos.

Nesse contexto, muitos profissionais da saúde têm optado por monitores de pressão arterial de pulso para uso em consultório, especialmente porque esse tipo de equipamento garante agilidade e praticidade à rotina médica. Entenda mais a seguir.

Porque controlar a pressão arterial de pacientes?

Aferir a pressão arterial de pacientes faz parte da rotina médica, sendo um dever do profissional da saúde. Afinal, essa prática é a melhor maneira de prevenir e diagnosticar a hipertensão arterial – doença crônica que mais mata no Brasil e no mundo.

Isso porque a pressão alta é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de complicações cardiovasculares. E é por meio do diagnóstico precoce que se pode salvar vidas e aumentar as chances de sucesso do tratamento.

Entenda mais sobre a importância de monitorar a pressão arterial de pacientes.

Quais são os tipos de monitores de pressão arterial?

Para medir a pressão arterial dos pacientes é necessário ter – ou alugar – um bom monitor de pressão arterial. Ele pode ser manual ou digital.

Os monitores manuais são aqueles que vêm com um leitor de ponteiro e dependem de estetoscópio para a medição correta da pressão arterial.

Já os monitores digitais são mais simples e fáceis de usar e efetuam a medição automática da pressão arterial. O resultado aparece no visor digital do equipamento em poucos minutos, juntamente com os dados dos batimentos cardíacos do paciente.

Os monitores de pressão arterial digitais são confiáveis?

Anos atrás os monitores digitais não eram incluídos na rotina médica por serem considerados imprecisos, no entanto, isso não é mais uma realidade.

Atualmente, existem medidores digitais altamente precisos que, inclusive, apresentam a média de três aferições consecutivas em poucos minutos.

Portanto, o equipamento é capaz de garantir agilidade à rotina médica sem que haja prejuízos na assistência ao paciente.

O que é o monitor de pressão arterial de pulso?

O monitor de pressão arterial digital pode ser de dois tipos: de pulso ou de braço, mas hoje falaremos sobre os monitores de pulso.

O equipamento nada mais é do que um medidor de pressão arterial capaz de realizar a leitura da pressão sanguínea nas artérias ao ser colocado no pulso do paciente.

O dispositivo é compacto, sendo ideal para quem se desloca frequentemente e necessita de levar o monitor consigo. Por exemplo, profissionais da saúde que têm uma jornada de trabalho dupla (ou até mesmo tripla).

O monitor de pressão de pulso oferece medições confiáveis?

No geral, os monitores de pressão arterial de pulso são considerados um pouco menos precisos em relação aos monitores de braço. Todavia, com o avanço da tecnologia, é possível aferir a pressão arterial com esse tipo de equipamento sem receio.

O profissional da saúde deve apenas seguir as recomendações para uso do equipamento, em especial, manter o pulso do paciente na altura do coração. As demais recomendações se assemelham ao uso de qualquer outro monitor.

Quais os benefícios do monitor de pressão arterial de pulso para a rotina médica?

Como vimos até aqui, os monitores de pressão arterial de pulso são extremamente práticos e apresentam resultados consistentes.

Por isso, é de se esperar que em alguns anos eles dominem o mercado e estejam ainda mais presentes em consultórios médicos. Conheça a seguir as principais vantagens do monitor de pressão de pulso para a rotina médica:

Agilidade na medição

O monitor de pressão de pulso é simples e fácil de usar, o que garante agilidade na aferição da pressão arterial.

Como resultado, o médico otimiza o tempo da consulta e pode dedicar ainda mais atenção a outros detalhes da anamnese ou exame físico.

Tudo isso sem que haja prejuízos à assistência do paciente, uma vez que monitores modernos podem garantir alta precisão da aferição da pressão arterial.

Facilidade no transporte

Os monitores de pressão arterial de pulso são mais leves e fáceis de transportar quando comparados com os modelos de braço.

Por isso, são ideais para médicos que precisam se deslocar entre consultórios e necessitam levar o equipamento.

Diferenciais que somam

Os monitores digitais oferecem alguns diferenciais importantes em relação aos medidores analógicos.

Por exemplo, os digitais mostram os batimentos cardíacos do paciente – um importante sinal vital e que pode trazer informações importantes sobre a saúde daquele indivíduo.

Além disso, monitores mais modernos são capazes de apontar arritmia cardíaca durante a aferição da pressão arterial e de integrar informações com o software médico.

Mais confortáveis para o paciente

As medições com monitores de pressão arterial de braço dependem de um manguito (braçadeira).

No entanto, a circunferência braquial pode variar muito de um paciente para outro, sendo necessário ter diferentes tamanhos de manguito no consultório. Do contrário, alguns pacientes podem ser prejudicados com medições imprecisas.

Com os medidores de pulso não há esse problema porque o tamanho do pulso não varia muito de um paciente para outro. Além disso, no geral, as medições com esse tipo de monitor são consideradas mais confortáveis para o paciente.

Quais outras características considerar na hora de escolher um monitor de pressão arterial?

Como vimos, é fundamental aferir a pressão arterial dos pacientes e, para isso, o monitor de pressão arterial de pulso é uma ótima escolha, ainda mais se considerarmos a agitação da rotina médica.

No entanto, para garantir a qualidade do equipamento e a precisão das medições, devem-se tomar alguns cuidados adicionais na hora de escolher o monitor.

Portanto, antes da compra, também avalie:

  • Durabilidade (tempo de garantia);
  • Validação clínica (protocolo para uso hospitalar);
  • Certificações (ANVISA e INMETRO);
  • Tecnologia do equipamento (sensor inteligente e detecção de arritmia).

Onde encontrar um bom fornecedor de monitor de pressão de pulso?

O Medhyper é um projeto criado para promover melhor cuidador à pressão arterial de pacientes. Para isso, ele importa para o Brasil alguns dos melhores monitores de pressão arterial do mundo – todos da marca Microlife.

Os monitores contam com tecnologia de ponta, alta precisão e durabilidade. Inclusive, o monitor de pressão arterial de pulso oferece garantia de 5 anos e é ideal para profissionais da saúde que necessitam de um equipamento completo, seguro, compacto e durável.

Acesse o link para conhecer o monitor de pressão arterial de pulso Microlife ou entre em contato com um dos especialistas e faça o orçamento!

aparelho de pressão arterial, MedHyper, monitor de pressão


MedHyper

A MedLevensohn, empresa brasileira de distribuição de produtos para saúde e bem-estar com mais de 18 anos de atuação no mercado nacional, desenvolveu o Projeto MedHyper com o objetivo de prover uma vida equilibrada e de qualidade, com economia, informação, comodidade e tecnologia aos portadores de Hipertensão. Este poderoso aliado tecnológico, baseado nos mais modernos sistemas de telessaúde do mundo, visa trazer benefícios diretos aos seus participantes. De uma forma prática e eficiente, o MedHyper é uma ferramenta importante no controle de problemas crônicos e de difícil solução através de métodos usuais.

Assine nossa newsletter

Gostaria de receber informações e comunicações do projeto MedHyper via email com a opção de descadastramento a qualquer momento.

Contato