Os gestores de clínicas e hospitais muitas vezes se deparam com um grande dilema quando se trata da gestão de fornecedores: valorizar a qualidade do equipamento novo ou a agilidade no reparo.
Isso porque essa decisão impacta significativamente no negócio, desde o serviço prestado até seus resultados financeiros.
Mas há uma série de fatores que devem ser levados em consideração antes de chegar à sua decisão final.
Por isso, separamos aqui alguns pontos importantes para você analisar, apontando os prós e contras da compra de um novo equipamento de qualidade superior e da agilidade no reparo. Confira!
Visando uma redução dos custos, alguns gestores de clínicas e hospitais optam pela compra de produtos com baixa qualidade que prometem agilidade no reparo.
O problema disso é que um equipamento mais barato geralmente possui uma tecnologia ultrapassada que tende a apresentar mais falhas técnicas.
Precisando, assim, de mais reparos em sua vida útil, o que aumenta o custo total de um equipamento.
Sem contar que um equipamento mais barato e antigo pode gerar resultados imprecisos se não funcionar corretamente, o que afetaria a qualidade do serviço prestado e a segurança do paciente.
Ao contrário dos equipamentos novos com alta tecnologia, que são confeccionados com materiais resistentes para garantir uma vida útil longa e também diminuir a necessidade de reparos.
Além de oferecer recursos mais novos que, não só garantem resultados mais precisos, como também atendem melhor às necessidades dos seus pacientes, proporcionando mais eficiência nos tratamentos.
Dessa forma, podemos perceber que, apesar da necessidade de um maior investimento na compra inicial de um produto de qualidade superior, seus custos e benefícios tendem a compensar essa compra no longo prazo.
Considerando apenas o custo inicial, a compra com o fornecedor que oferece agilidade no reparo é mais econômica do que a compra de um equipamento novo de alta qualidade.
Esse é um ponto positivo para essa escolha.
Quando um equipamento quebra, geralmente, o conserto leva menos tempo do que a troca desse equipamento.
Isso porque para comprar um novo você precisará de tempo para escolher o equipamento e talvez ainda tenha que treinar os profissionais da saúde para aprender a usá-lo com a máxima eficiência.
Se você tiver uma agenda cheia, poderá comprometer significativamente seus atendimentos nesse período de inatividade.
Isso faz com que, nesse aspecto, apostar na agilidade no reparo seja melhor do que apostar na qualidade do equipamento novo.
Entretanto, se o reparo acontecer com frequência certamente seus prejuízos são maiores que o custo de um equipamento novo de qualidade, principalmente se o prazo de garantia for curto.
A primeira dica para tomar essa decisão é: sempre pense no longo prazo ao analisar!
Também baseie sua decisão em dados para não agir de forma precipitada na tentativa de resolver o problema rapidamente.
Então, quais são os fatores que devem ser considerados para chegar à sua decisão final?
Considere:
E qual é o próximo passo?
Após obter essas informações, faça um comparativo, levantando os prós e contras, para uma solução rápida e eficaz.
Por exemplo, suponha que os custos com reparos de um equipamento de baixa qualidade de um fornecedor que garante agilidade no reparo excedam 50% do custo total de um equipamento novo de alta qualidade.
Nesse caso, o ideal seria investir na qualidade do equipamento novo. Os custos nos levam a outro ponto importante: o tempo de vida útil.
Com o passar do tempo, os equipamentos médico-hospitalares naturalmente tornam-se obsoletos e cada vez mais fica difícil encontrar peças de reposição e suporte técnico qualificado.
Portanto, se você analisar esses detalhes minuciosamente perceberá que investir na qualidade do equipamento novo valerá mais a pena do que investir somente na agilidade do reparo.
De nada adiantaria contar inicialmente com a agilidade no reparo dos equipamentos se num breve período não houver peças para reposição, caso esse possua tecnologia obsoleta e seja de baixa qualidade, é claro.
Além da qualidade do equipamento novo e da agilidade no reparo, não se esqueça de que existem outros pontos a serem analisados na hora de escolher o fornecedor de equipamentos médico-hospitalares, como:
Esses pontos irão te ajudar a selecionar os melhores fornecedores para que sua clínica ou hospital preste o melhor serviço aos pacientes. Também otimize os processos internos para reduzir custos.
A MedLevensohn, fundadora do Projeto MedHyper, é uma empresa brasileira que atua há mais de 18 anos nas áreas de comercialização e distribuição de equipamentos hospitalares de alta qualidade.
Todos os produtos do MedHyper são da Microlife – líder mundial na fabricação e desenvolvimento de equipamentos para diagnóstico médico. Todos os equipamentos acumulam validações nacionais e internacionais, além de reconhecimento pela classe médica de todo o mundo.
Conheça mais:
Agilidade em todas as etapas
A MedLevensohn conta com estruturas próprias nas principais regiões do país: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo para atender todos os segmentos do mercado: varejista, hospitalar, governo e público final.
O que garante mais agilidade no reparo. A empresa também conta com uma equipe especializada para o seu atendimento e, muita das vezes, é capaz de possível solucionar o problema já no atendimento telefônico.
Na compra de novos produtos, o prazo de entrega em até de 8 dias. Rápido, né?!
Qualidade que surpreende
A partir do apoio dos seus parceiros internacionais, como a Microlife, a MedLevensohn tornou-se referência em equipamentos de alta tecnologia, durabilidade, segurança e preço competitivo.
Dentre os produtos distribuídos pela MedLevensohn para promover a saúde destacam-se aqueles voltados para os pacientes com doenças cardiovasculares e diabetes. Também para os pacientes com hipertensão e colesterol alto.
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