A hipertensão arterial é uma condição cardíaca que, na maioria dos casos, não apresenta sintomas aparentes.
Ela surge silenciosamente e, se não for detectada de maneira precoce, irá se desenvolver devagar e sem alarde. Com o tempo, torna-se o gatilho de outras doenças de natureza cardiovascular que podem até mesmo levar à morte do paciente.
Por essa razão, é muito importante que a detecção e o diagnóstico da hipertensão arterial sejam feitos de maneira criteriosa, seguindo os rígidos protocolos estabelecidos pelas principais associações médicas brasileiras e internacionais.
Um dos equipamentos que melhor cumpre a função de detectar a hipertensão é o MRPA Watch BP Home A com tecnologia AFIB, da Microlife.
Este monitor de uso doméstico de alta tecnologia fornece ao cardiologista informações valiosas para que seja feito o diagnóstico da doença.
Ele apresenta dados sobre a pressão arterial do indivíduo que são colhidos durante alguns dias, proporcionando uma visão abrangente da condição cardiovascular do paciente.
Neste artigo, você vai conhecer melhor o monitor digital MRPA Watch BP Home A com AFIB e saber porque ele é um importante aliado na detecção e controle da hipertensão arterial.
Antes de tudo, vamos entender o que é MRPA, sigla para “Monitoramento Residencial da Pressão Arterial”.
Trata-se de um procedimento utilizado para detecção da hipertensão arterial. Ele é realizado fora do ambiente ambulatorial ou hospitalar.
O objetivo é obter um grande número de medições da pressão arterial enquanto o paciente realiza suas tarefas cotidianas em casa ou no trabalho.
Durante um período que pode variar de 5 a 7 dias (a ser determinado pelo médico), o equipamento de MRPA verifica a pressão arterial do indivíduo todas as manhãs e à noite.
No caso do monitor digital MRPA Watch BP Home A com AFIB, o monitoramento é feito com a utilização da tecnologia Microlife Average Mode (MAM), sendo realizadas três medições pela manhã e outras três à noite.
Cada uma acontece com um intervalo de 1 ou 2 minutos em relação à anterior. O aparelho registra em sua memória o resultado médio daquela aferição, tornando cada medição da pressão arterial mais precisa e confiável.
Com essas informações, o cardiologista ganha melhores condições de realizar o diagnóstico de hipertensão arterial.
Afinal, ao ter em mãos a totalidade dos dados coletados por meio da tecnologia MAM, o especialista pode avaliar o quadro do paciente de uma forma mais completa e eficiente do que quando dispõe apenas das medições feitas em consultório.
A utilização do MRPA Watch BP Home A com AFIB da Microlife também ajuda o médico a descartar duas situações possíveis de ocorrer quando são realizadas apenas aferições esporádicas, que podem não revelar o verdadeiro nível em que a pressão arterial se encontra de fato.
Uma dessas situações é a chamada “Hipertensão Mascarada”. Ela ocorre quando a medida da pressão sanguínea realizada em ambiente ambulatorial é identificada como dentro do normal (abaixo de 140×90 mmHg). No entanto, apresenta-se alterada para cima quando o paciente faz a medição em casa, estando fora do que é considerado saudável.
O contrário também pode ocorrer. Em muitos casos, o nervosismo de estar no consultório provoca a chamada “Hipertensão do Jaleco Branco”, ou seja, o indivíduo apresenta um valor de pressão arterial elevado na presença do médico, o que não ocorre quando realiza a medição em sua residência.
As duas situações são preocupantes, devido à gravidade do que representa a hipertensão arterial para a saúde da pessoa.
Por essa razão, a utilização do monitor digital MRPA Watch BP Home A com AFIB garante a qualidade das medições da pressão arterial durante o período do exame, o que é fundamental para o diagnóstico adequado da hipertensão arterial.
Responsável por cerca de 20% dos casos de acidente vascular cerebral (AVC) no Brasil, a fibrilação atrial (FA) é a modalidade mais comum de arritmia cardíaca.
Normalmente, seu diagnóstico apenas acontece quando o paciente realiza um eletrocardiograma de 12 derivações ou outro exame mais sofisticado do coração.
No entanto, o monitor digital MRPA Watch BP Home AFIB é capaz de detectar a ocorrência desta arritmia durante a realização do exame MRPA (Modo Diagnóstico do aparelho) ou mesmo em uma simples aferição da pressão arterial (Modo Usual).
A exclusiva tecnologia AFIB (Atrial Fibrillation) presente no equipamento é que possibilita que a fibrilação atrial seja detectada com precisão e confiabilidade.
O aviso de detecção da FA só acontece após a realização de três medições sequenciais automatizadas (tecnologia MAM).
Se o software do monitor identificar positivamente a ocorrência da arritmia cardíaca em todas elas, haverá a sinalização na tela do mostrador do equipamento.
Essa informação deve ser levada ao cardiologista o quanto antes, para que ele possa solicitar os exames necessários para confirmar a fibrilação atrial e, assim, realizar o diagnóstico correto.
Por que adquirir um monitor MRPA Watch BP Home AFIB?
A Microlife, com sede na Suíça, é reconhecida internacionalmente como uma das mais avançadas fabricantes de monitores digitais de pressão arterial em termos de tecnologia em todo o mundo.
O software Blood Pressure Analyzer (BPA), que controla o monitor MRPA Watch BP Home A com AFIB, foi desenvolvido de acordo com todos os protocolos da Sociedade Europeia de Hipertensão (ESH) e está plenamente alinhado às diretrizes estabelecidas pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).
A memória do equipamento armazena até 250 medições de pressão arterial, registrando também a data e o horário de cada aferição.
Além disso, possui selo de aprovação da Anvisa e do Inmetro e oferece cinco anos de garantia.
Todos esses benefícios fazem do monitor MRPA Watch BP Home A com AFIB o equipamento ideal a ser utilizado quando o médico solicita um procedimento MRPA, uma vez que ele permite:
Toda a linha de monitores de pressão arterial Microlife, parceira do MedHyper, foi desenvolvida com foco nas reais necessidades das pessoas que desejam controlar com segurança a hipertensão.
Se você está procurando por um monitor de pressão arterial, não deixe de conferir essa e outras soluções MedHyper.
Estamos sempre de mãos dadas com a sua saúde e bem-estar!
Vivendo em pleno século 21, você imagina como seria a vida sem tecnologia? Difícil, né?…
A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma doença crônica e degenerativa e, infelizmente, muito incidente…
A hipertensão arterial é caracterizada pela elevação insistente da pressão sanguínea nas artérias com valor…
A hipertensão arterial na terceira idade é um problema comum, sua prevalência chega a 2/3…
A pressão alta é considerada uma doença perigosa, porque pode levar a condições potencialmente fatais,…
Ter um consultório não significa para o médico que suas atividades se restringem apenas à…