Vale a pena investir na assistência técnica para equipamentos de pressão arterial? Confira aqui!

Ter um consultório não significa para o médico que suas atividades se restringem apenas à prática da Medicina e aos cuidados com a saúde de seus pacientes.

Diversas outras atribuições em termos de administração do local de trabalho fazem parte da rotina do profissional.

Assim, nas horas do dia em que está atuando como gestor, existem muitas decisões que o profissional precisa tomar à luz da razão e da análise fria de fatos e números, não dando espaço para “achismos” ou meras suposições.

Esse é o momento em que o médico precisa olhar para o consultório sob a perspectiva empresarial. Afinal, trata-se de um negócio que precisa gerar faturamento e lucro.

Em outras palavras, as receitas obtidas com consultas e cobrança por exames realizados devem superar (de preferência com folga!) as despesas.

É nesse ponto que, inevitavelmente, uma hora crucial irá chegar: o que fazer quando algum dos equipamentos mais importantes do consultório (por exemplo, o medidor de pressão arterial) apresentar defeito?

É o caso de se conformar e simplesmente mandar para a assistência técnica ou é melhor colocar a mão no bolso e substituí-lo por um novo e mais moderno? É o que você vai descobrir neste artigo.

O monitor de pressão arterial deu defeito! O que fazer?

Pronto! O seu monitor de pressão arterial apresentou um defeito e, agora, não dá mais para confiar na precisão das leituras.

A consequência direta é que você não consegue realizar seu trabalho de diagnosticar as condições cardiovasculares que podem acometer seus pacientes, em especial a hipertensão arterial.

O que fazer, então? Mandar consertar ou trocar por um novo? É hora de analisar os prós e contras de cada alternativa antes de tomar a decisão.

Afinal, ela traz impactos diretos sobre o negócio em vários aspectos, desde a qualidade do serviço prestado aos pacientes até os resultados financeiros alcançados pelo consultório ao final de cada período contábil. Confira!

Por que você deveria insistir na assistência técnica de seu equipamento atual?

Isso vai depender do tempo de uso do monitor de pressão arterial e se ele ainda está dentro do prazo de garantia por parte do fornecedor.

Se é um equipamento com um tempo de utilização relativamente pequeno, mas que, apesar disso, apresentou algum problema, ainda assim vale a pena investir na assistência técnica oferecida pelo fabricante. Afinal, faz parte do “pacote” adquirido por ocasião da compra.

No entanto, isso começa a não ser vantajoso se as falhas técnicas começarem a se apresentar em intervalos curtos. O monitor começará a ficar muito tempo em conserto e, portanto, longe do consultório, trazendo imensos prejuízos ao atendimento prestado aos pacientes.

Se a necessidade de reparos se der com uma frequência maior do que é esperado e desejado, os prejuízos acarretados por essa situação certamente serão maiores do que o “custo de aquisição” de um equipamento novo que ofereça um padrão de qualidade superior.

Isso é ainda mais verdadeiro se o aparelho atual já estiver fora do prazo de garantia, obrigando o médico a arcar com as despesas do conserto. Duplo prejuízo!

Por que você deveria investir na compra de um equipamento novo?

A primeira razão, até de forma óbvia, é a maior qualidade do produto. Sim, porque não adianta “trocar seis por meia dúzia” e adquirir um produto similar que irá lhe trazer os mesmos problemas técnicos em poucos meses.

Quando decidir comprar um novo monitor de pressão arterial, o médico deve buscar no mercado um equipamento que supere o atual em termos de avanços tecnológicos e de inovações.

Por exemplo, que não se limite à medição da tensão sanguínea, oferecendo outras funções importantes, como a detecção de arritmias cardíacas.

Mas, ainda assim, é preciso ir além! O profissional deve saber a diferença entre o que é “custo” e o que é “investimento em valor”.

Se optar por um equipamento com preço baixo, muito provavelmente estará abrindo mão de qualidade. Irá economizar em um primeiro momento, mas a conta virá mais tarde, quando o aparelho começar a necessitar frequentemente de assistência técnica.

A necessidade de mais reparos faz com que a vida útil do equipamento diminua substancialmente.

Ao mesmo tempo, eleva seu custo total, tornando nula a “economia” feita no momento da compra, ou até mesmo levando a um prejuízo financeiro pelo excesso de despesas com os vários consertos.

Como acertar na escolha?

Uma boa dica para ajudar a decidir se é melhor adquirir um equipamento novo ou investir na assistência técnica do atual é pensar no longo prazo.

Comece avaliando em termos de custo-benefício: “Os benefícios futuros de um aparelho novo superam o preço inicial de sua aquisição?” ou “Os benefícios de consertar o monitor atual trarão vantagens suficientemente maiores do que investir em um novo equipamento?”.

Além disso, a análise deve também levar em consideração uma série de outros fatores, entre os quais podem ser destacados:

  • Custo de aquisição do monitor de pressão arterial;
  • Tempo de garantia oferecido pelo fabricante;
  • Vida útil do aparelho;
  • Eficiência nas leituras, tendo sempre como parâmetros a precisão e confiabilidade;
  • Novas tecnologias e recursos inovadores;
  • Presença física da Assistência Técnica da marca em sua localidade;
  • Disponibilidade rápida de peças de reposição;
  • Custo dos reparos (preço das peças + mão-de-obra);
  • Tempo em que o aparelho ficará inativo;
  • Custo das consultas que deixarão de ser feitas por conta da falta do equipamento no consultório;
  • Prejuízo da imagem profissional pela indisponibilidade de um equipamento essencial no consultório;
  • Estimativa, ainda que superficial, de quando aquele equipamento se tornará obsoleto e deverá ser substituído obrigatoriamente.

Assim, ao colocar no papel os prós e contras de cada opção, o médico terá condições de avaliar e escolher aquela que é a melhor solução para o seu caso específico.

A importância de escolher um bom fornecedor

A lógica do raciocínio é simples. Fornecedores de monitores mais baratos oferecem menor prazo de garantia. Assim, em pouco tempo será necessário dispor de recursos para custear as peças novas e a mão-de-obra para que sejam substituídas.

Ao mesmo tempo, haverá uma diminuição da qualidade do atendimento prestado aos pacientes.

Por quê? Pelo fato de um instrumento básico de trabalho do médico começar a apresentar resultados pouco precisos e confiáveis ou, ainda pior, por não estar à disposição para ser utilizado.

Isso prejudica sua imagem e credibilidade como profissional.

Assim, a decisão de compra por um equipamento novo e de maior qualidade deve ser encarada como um bom investimento de longo prazo. Os benefícios que ele proporciona superam o maior valor inicial para sua aquisição.

Ao trocar seus equipamentos, escolha MedHyper!

Se, após todo esse processo de análise, você tiver feito a escolha de renovar seus monitores de pressão arterial, não deixe de consultar o Projeto MedHyper.

Somos o representante oficial no Brasil da Microlife, a fabricante número 1 de equipamentos de diagnóstico médico em todo o mundo.

Entre em contato com nossa equipe de consultores para conhecer todas as opções de equipamentos médico-hospitalares e faça já o seu orçamento.

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MedHyper

A MedLevensohn, empresa brasileira de distribuição de produtos para saúde e bem-estar com mais de 18 anos de atuação no mercado nacional, desenvolveu o Projeto MedHyper com o objetivo de prover uma vida equilibrada e de qualidade, com economia, informação, comodidade e tecnologia aos portadores de Hipertensão. Este poderoso aliado tecnológico, baseado nos mais modernos sistemas de telessaúde do mundo, visa trazer benefícios diretos aos seus participantes. De uma forma prática e eficiente, o MedHyper é uma ferramenta importante no controle de problemas crônicos e de difícil solução através de métodos usuais.

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