Diabetes: o que não comer
O paciente diabético reduz a produção de insulina ou nenhuma insulina é liberada para o corpo.
No entanto, a insulina tem um papel importante no organismo: retirar o açúcar do sangue e levar para dentro da célula para a produção de energia.
No paciente diabético esse processo não acontece e, portanto, há um aumento da concentração de açúcar no sangue, pois a glicose não está sendo usada adequadamente pelo organismo.
Para regular os níveis de glicose e manter a doença controlada, o melhor caminho é definir uma dieta adequada, evitando alguns alimentos.
Do contrário, a hiperglicemia (glicose alta no sangue) pode causar dificuldade de cicatrização, risco de cegueira e, até mesmo, de problemas cardíacos.
Pensando nisso, separamos aqui alguns alimentos que o diabético deve evitar, a fim de controlar a doença, reduzir os riscos e melhorar a qualidade de vida. Confira!
Porque uma alimentação saudável é tão importante para o diabético?
De acordo com dados do Atlas do Diabetes da IDF (Federação Internacional de Diabetes), o Brasil é o quinto país do mundo com maior incidência de diabetes.
Por aqui, mais de 16,8 milhões de pessoas entre 20 e 79 anos têm a doença.
No entanto, o diagnóstico não deve ser visto como fatal. O paciente diabético pode controlar a doença e ter uma excelente qualidade de vida.
Para isso, o tratamento inclui o uso de medicamentos e, principalmente, mudanças no hábito de vida, como alimentação mais saudável e prática de atividades físicas.
Além disso, optar por uma dieta equilibrada reduz a chance de desenvolver outros problemas associados à diabetes, como a hipertensão arterial.
Isso porque, ao realizar a reeducação alimentar, o paciente diabético controla os níveis da pressão arterial e reduz os níveis de colesterol e triglicerídeos.
O que o paciente com diabetes deve evitar comer?
Como vimos, a alimentação tem um papel importante na qualidade de vida do paciente diabético. Por isso, conheça a seguir quais alimentos evitar para controlar a doença.
-
Alimentos gordurosos
O paciente diabético deve evitar alimentos gordurosos, por exemplo, batata frita, hambúrguer e frituras em geral.
Isso porque o diabético é mais propenso ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, portanto, é necessário evitar alimentos que contribuem com a obstrução dos vasos sanguíneos.
Os alimentos gordurosos também contribuem para o ganho de peso, o que pode trazer complicações para a saúde do paciente. Por isso, uma boa dica é substituir os alimentos fritos, por grelhados e assados.
-
Alimentos açucarados
Não é novidade que os alimentos que contém um alto teor de açúcar devem ser evitados pelo diabético, uma vez que doces em geral colaboram para o aumento da glicemia.
Por exemplo, bolos, biscoitos recheados e brigadeiro devem ser evitados, assim como, os açúcares que são usados em bebidas, como o mel e o açúcar refinado.
Além disso, antes de colocar qualquer produto no carrinho, confira o rótulo e verifique se não há açucares disfarçados com outras nomenclaturas, como sacarose, frutose, maltose, glucose, entre outros.
-
Carboidratos em excesso
O consumo de carboidrato em excesso também deve ser evitado pelos diabéticos, principalmente, os carboidratos simples.
Esse tipo de alimento, quando metabolizado pelo organismo, é transformado em açúcar e colabora para o aumento da glicemia.
Portanto, pão, macarrão, pizza, tapioca e até mesmo arroz devem ser evitados ou consumidos de maneira moderada.
Alguns desses alimentos podem ser substituídos pela versão integral, no entanto, é sempre necessário buscar um equilíbrio e evitar o consumo exagerado.
-
Sal em excesso
O diabético tem maior risco de desenvolver hipertensão arterial, por isso, o sal é mais um alimento que deve ser evitado por esses pacientes.
O recomendado é temperar os alimentos com ervas e especiarias naturais e frescas, além de aposentar o saleiro na hora das refeições.
Vale lembrar que os alimentos ultra processados possuem um alto teor de sal, também sendo necessário evitá-los. Por exemplo, salsicha, presunto, bacon, salame, entre outros.
-
Refrigerante
O refrigerante traz uma série de riscos para a saúde do diabético. A bebida é rica em açúcar, sódio e conservantes, além de diversas outras substâncias que trazem prejuízos à saúde.
Até mesmo os refrigerantes diet devem ser consumidos com moderação. Isso porque eles possuem carboidratos e, por isso, podem elevar o nível de glicose no sangue.
Sendo assim, o recomendado é diminuir ou eliminar o consumo de refrigerante e realizar substituições mais saudáveis, como o suco natural ou comer a fruta inteira.
-
Bebidas alcoólicas
As bebidas alcoólicas contribuem para o aumento dos níveis de glicemia, por isso, devem ser evitadas pelo paciente diabético.
Elas também são muito calóricas e podem levar ao ganho de peso. O consumo em excesso também pode ocasionar a elevação da pressão arterial e dos níveis de triglicerídeos.
Por isso, o ideal é que o diabético consuma bebida alcoólica apenas em eventos e somente quando a diabetes estiver controlada ou eliminar da dieta.
-
Frutas com alto teor de açúcar
É claro que as frutas fazem bem à saúde, afinal, elas possuem vitaminas e minerais indispensáveis para o organismo.
Contudo, o paciente diabético deve evitar o consumo exagerado, principalmente, daquelas frutas que possuem muito açúcar. Por exemplo, melancia, tâmara, figos e frutas em calda.
Além disso, o recomendado é que o diabético consuma as frutas com casca (quando possível) e com o bagaço, para melhor aproveitamento das fibras.
Também se deve preferir o consumo de frutas acompanhadas de outros alimentos e após as refeições. Esse processo ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue.
Quer saber mais?
O Medhyper é um projeto que nasceu com a missão de melhorar a qualidade de vida de pacientes hipertensos e diabéticos e de prover informações sobre saúde.
Por isso, semanalmente nutrimos o blog com diversos conteúdos relacionados à hipertensão arterial e diabetes.
Se você quer dominar esses assuntos e entender mais sobre como cuidar da sua saúde, continue acompanhando o blog do Medhyper.
Gostou do conteúdo?! Então, leia também sobre os impactos da hipertensão arterial e da diabetes para o coração e cuide do seu bem-estar!