Cuidados com a pressão arterial reduzem riscos de doenças cardíacas

A Pressão Arterial, nada mais é, do que a pressão que o sangue exerce contra as paredes das artérias. Se fizermos uma analogia, podemos pegar como exemplo, um jogo de cabo-de-guerra, onde o objetivo é fazer com que o sangue seja impulsionado a todas as partes do corpo. No entanto, os vasos sanguíneos apresentam uma certa resistência a passagem do sangue. Se tudo vai bem, o sangue passa por esse grande” encanamento” com perfeição. Do contrário, se algo sai do compasso, ou se essa cota de resistência sair do prumo, temos então, uma alteração na Pressão Arterial.

Outros fatores também influenciam na viagem que o sangue faz pelo corpo, como o bom funcionamento dos rins, do cérebro, pro exemplo.

A Alteração da Pressão Arterial geralmente está ligada à Hipertensão, também conhecida como Pressão Alta. Essa doença, que acomete milhares de brasileiros, pode colaborar para uma série de fatores que colocam a vida e o bem-estar de pacientes em risco, como:

  • Sofrimento e desgaste do músculo cardíaco, podendo provocar um infarto;
  • Acidente Vascular Cerebral (AVC), quando um coágulo viaja pelo corpo, podendo se instalar em um vaso sanguíneo do cérebro, obstruindo a passagem de sangue e provocando danos no cérebro.
  • Insuficiência renal.
  • Perda da acuidade visual devido às interferências na irrigação dos vasos da retina.

 

Sintomas: o perigo silencioso

A Pressão Alta não apresenta sintomas em seu estágio inicial, o que inspira cuidados especiais no que se refere ao rastreio da doença. Caso você tenha alguém na família que sofra de hipertensão, melhor realizar acompanhamento médico para saber se você sofre do mesmo mal.

Em estágio mais avançado, a doença pode causar:

  • Tontura;
  • Falta de ar;
  • Náuseas;
  • Dor no peito;
  • Ruídos no ouvido.

 

M.A.P.A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial

MAPA é a sigla utilizada para denominar o exame de Monitorização Ambulatorial de Pressão Arterial.

Realizado durante 24 horas, ele tem como objetivo monitorar a pressão por esse período de tempo, inclusive enquanto o paciente dorme, excluindo a possibilidade de alteração de resultados por sustos, períodos de estresse ou episódios isolados de pico de pressão, oferecendo medidas mais representativas e condizentes com a realidade.

Nele, um equipamento de monitorização é colocado no paciente, mais precisamente eu seu braço, onde permanece por um dia inteiro, realizando entre 50 e 80 medições de pressão arterial durante este período. Indolor, o paciente sente apenas quando a braçadeira é inflada, dando uma leve sensação de pressão onde o aparelho foi colocado. Os dados coletados durante o teste ficam registrado no equipamento, que é recolhido pelo médico, conectado a um computador, que compila os resultado e mostra através de dados e gráficos, os resultados obtidos para que o profissional tenha uma visão geral das medições, oferecendo laudos mais precisos e indicando os melhores tratamentos para este paciente.

Além de rastreio de Hipertensão, a MAPA também auxilia médicos em outras tomadas de decisão, como por exemplo nas indicações de:

Suspeita de Síndrome do Jaleco Branco

Quando a hipertensão ocorre apenas na presença do médico ou de profissionais da saúde. A pressão sobe devido ao nervosismo, podendo causar outros sintomas como náuseas, vertigem, falta de ar. Essa agitação pode alterar a PA em ambiente hospitalar. Para tirar a prova, o médico cardiologista solicita uma MAPA para ter certeza de que a alteração da Pressão Arterial ocorre apenas de maneira pontual ou se ela também sofre variações ao longo do dia.

 

Hipotensão

A MAPA auxilia médicos na confirmação de Hipotensão, quando a Pressão Arterial é mais baixa do que o normal, podendo ocasionar tonturas, desmaios e outros sintomas no indivíduo.

 

Avaliar a eficiência de medicamentos

A MAPA ajuda médicos a avaliarem a eficácia dos medicamentos indicados para determinado tratamento. A avaliação detalhada através desse exame pode dizer se o paciente está respondendo bem ao tratamento adotado ou se precisará de mudanças.

 


Monitor Ambulatorial de Pressão Arterial da Microlife: exame MAPA com segurança e durabilidade

Medidor de pressão arterial Microlife

A Micolife, uma empresa de vanguarda quando o assunto é saúde, trouxe para o mercado brasileiro através da MedHyper o Monitor Microlife WatchBP 03. Desenvolvido para oferecer resultados precisos de aferição de Pressão Arterial, ele segue à risca todas as recomendações da Sociedade Europeia de Hipertensão (ESH) e Associação Norte Americana do Coração (AHA) para o Monitoramento Ambulatorial de Pressão Arterial.

  • Monitoramento 24 horas sem interrupções;
  • Detecção de Fibrilação Atrial (Frequência Cardíaca irregular);Duas possibilidades de uso: modelo ambulatorial, para medições ambulatórias de exame MAPA de 24 horas ou Modelo Casual, para medições regulares e rastreamento de Fibrilação Atrial (FA);
  • Memória das últimas 250 medições tanto em Modo Ambulatorial quanto para Modo Casual.

 

 

Benefícios:

Conta com o selo AFIB

  • O Selo AFIB sinaliza produtos com a capacidade de detecção de Fibrilação Atrial através de uma simples medição de Pressão Arterial. Esta tecnologia permite auxiliar na prevenção de Acidente Vascular Cerebral.

 

  • Acuracidade e precisão que só a Microlife possui;Design diferenciado, concebido para oferecer ais conforto aos pacientes durante o exame da MAPA;

 

  • Mais leve;

 

  • Cabo do manguito de mais de 100 cm para maior mobilidade e conforto durante o período de medições.

 

Recomendações

Não realize atividades estafantes durante o exame. Realize atividades normais como trabalhar, estudar, ir ao mercado ou descansar.


Tome banho antes de realizar o exame e apenas após retirar o aparelho. Essa recomendação evita interferências ou problemas ao recolocar o aparelho.

 

Conheça a MedHyper


A MedHyper nasceu da vontade de fornecer com exclusividade os produtos Microlife no Brasil. Fornecemos mais do que equipamentos de saúde. Nossa missão é oferecer saúde de forma acessível, a preços justos e com confiabilidade.

Quando você adquire produtos Microlife, você tem a garantia de monitores mais duráveis, resistentes e com tecnologia e inovação. Em caso de reposição de peças, nossa rede de assistência está presente nos quatro cantos do Brasil, para que você não fique descoberto e mantenha os atendimentos sempre em dia.

Fale conosco e tenha em seu consultório os monitores Microlife.

Assine nossa newsletter

Gostaria de receber informações e comunicações do projeto MedHyper via email com a opção de descadastramento a qualquer momento.

Contato