Categories: Blog

Monitoramento Ambulatorial de Pressão Arterial: a eficiência e excelente qualidade MAPA Microlife Watch BP 03 com AFIB

A detecção e a posterior confirmação diagnóstica da hipertensão arterial é um procedimento que exige muita atenção e precisão por parte do médico responsável.

Medições esporádicas da pressão arterial, mesmo feitas no consultório, não dão ao médico responsável pelo paciente a base de dados necessária para que possa realizar o diagnóstico com 100% de certeza e segurança.

Uma das formas mais eficientes de diagnosticar a hipertensão arterial é por meio do exame conhecido como Monitoramento Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA).

Por meio dele, o indivíduo é monitorado durante 24 horas em sua rotina cotidiana, com leituras regulares da pressão sanguínea sendo feitas a cada 20 ou 30 minutos e registradas pelo equipamento.

Para cumprir essa tarefa, o Projeto MedHyper coloca à disposição dos cardiologistas e clínicas médicas de todo o Brasil o monitor digital Microlife MAPA Watch BP 03 com AFIB.

Neste artigo, você saberá porque este equipamento, com suas exclusivas tecnologias Microlife, é um importante aliado na detecção, diagnóstico e controle da hipertensão.

Por que fazer o exame MAPA?

A pressão arterial é um fator cardiológico que varia bastante ao longo do dia. Diante disso, apenas algumas medições feitas em casa ou mesmo no consultório médico não são suficientes para um diagnóstico preciso de hipertensão.

O MAPA é o exame que monitora o paciente ao longo de 24 horas e que permite avaliar os padrões de variação da pressão arterial.

O monitor digital permanece junto ao corpo do indivíduo durante todo o tempo, preso na cintura ou no bolso.

O manguito (ou braçadeira) é acoplado ao braço e acionado em intervalos regulares. Normalmente, as medições acontecem com uma frequência de 15 ou 20 minutos durante o dia, e de 20 ou 30 minutos à noite, enquanto o indivíduo dorme.

Assim, o equipamento registra em sua memória todas as leituras da pressão arterial realizadas em diferentes momentos do dia, independentemente do que o paciente esteja fazendo. Ele pode estar dormindo, acordado, trabalhando, estudando, descansando etc.

Ao final, o monitor calcula as alterações ocorridas na pressão arterial ao longo das 24 horas do exame, seu padrão de distribuição e outras estatísticas que são relevantes do ponto de vista médico. Todas essas informações irão ajudar o especialista a realizar o correto diagnóstico da hipertensão.

Quando realizar o exame MAPA?

Além do diagnóstico da hipertensão, o Monitoramento Ambulatorial da Pressão Arterial é indicado em outras situações e sua realização poderá ser solicitada pelo médico.

Entre elas, podem ser destacadas:

  • Afastar a suspeita de hipertensão mascarada (quando o paciente registra leituras de pressão arterial elevadas em sua residência, mas ela indica estar normal quando a medição é feita no consultório).
  • Verificar a ocorrência da hipertensão do jaleco branco (o indivíduo faz leituras de pressão arterial consideradas normais em casa, mas, por conta do nervosismo de estar no consultório médico, as medições apresentam-se alteradas para cima).
  • Estabelecer a relação entre os eventos, sintomas e a hipertensão.
  • Avaliar os sintomas de hipotensão (pressão baixa).
  • No caso dos diabéticos, entender se a pressão diminui no período noturno.
  • Analisar os fatores de risco que podem levar à hipertensão durante a gravidez.
  • Verificar se os medicamentos para hipertensão que já estão sendo utilizados apresentam a eficácia esperada.
  • Ajudar o médico a decidir se é necessário alterar a medicação.

Por que o monitor Microlife MAPA Watch BP 03 com AFIB é a melhor opção no diagnóstico da hipertensão?

O monitor digital MAPA Microlife Watch BP 03 com AFIB cumpre todos os requisitos e exigências ordenados pelas mais importantes instituições e associações médicas do mundo, quando o assunto é a realização do exame MAPA 24 Horas.

Assim, encontra-se em plena sintonia com as diretrizes e normas estabelecidas por órgãos como a Sociedade Europeia de Hipertensão (ESH) e a Associação Americana do Coração (AHA). No Brasil, é validado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e, também, pela Anvisa e o Inmetro.

Por ser um equipamento completo, as aplicações do monitor vão além do diagnóstico da hipertensão (Modo Ambulatorial – MAPA) ou da leitura instantânea da pressão arterial (Modo Casual).

Ele possui a tecnologia AFIB (Atrium Fibrillation), desenvolvida com exclusividade pela Microlife.

Por meio dela, o aparelho é capaz de detectar a ocorrência da Fibrilação Atrial (FA). Trata-se de uma modalidade de arritmia cardíaca responsável por cerca de 30% dos casos de acidente vascular cerebral registrados no Brasil.

A detecção da FA acontece durante as medições da pressão arterial, quando o monitor é utilizado no Modo Casual.

Para garantir que a leitura seja precisa e confiável, o aparelho apenas confirma a ocorrência da Fibrilação Atrial após ela ser detectada positivamente em três aferições sequenciais (feitas com um intervalo de 1 ou 2 minutos entre elas).

Este procedimento é denominado Microlife Average Mode (MAM), outra tecnologia exclusiva da Microlife.

Segurança e conforto

A preocupação em atender ao maior número possível de pessoas também está presente no monitor digital Microlife MAPA Watch BP 03 com AFIB.

O equipamento recebeu certificações internacionais para poder ser usado com segurança e com a mesma eficiência em pacientes que precisam de uma atenção maior, como gestantes, diabéticos, pessoas com doenças renais e crianças com mais de 3 anos.

Da mesma forma, a preocupação com o conforto do paciente durante a realização do exame MAPA também está presente.

Pelo fato de o monitor ficar junto ao corpo durante 24 horas, o Microlife MAPA Watch BP 03 com AFIB possui um design moderno e peso reduzido, não atrapalhando ou trazendo qualquer prejuízo aos deslocamentos do indivíduo.

Para trazer menos incômodos ao sono do paciente, o cabo que interliga o equipamento ao manguito acoplado ao braço possui mais de 100 cm de comprimento, o que proporciona mais conforto durante as leituras noturnas da pressão arterial.

Projeto MedHyper: iniciativa de combate à hipertensão no Brasil

A MedLevensohn, distribuidora de equipamentos voltados à saúde e bem-estar, está à frente do Projeto MedHyper.

O objetivo da iniciativa é colocar à disposição do mercado brasileiro os mais modernos e avançados monitores digitais de pressão arterial fabricados no mundo.

Os equipamentos, produzidos na Suíça pela Microlife, são reconhecidos internacionalmente pela excelência com que atendem às necessidades de médicos e pacientes na detecção, diagnóstico e controle da hipertensão.

A Microlife é a empresa número 1 do mundo no desenvolvimento e fabricação de equipamentos para diagnóstico médico.

Conheça toda a linha de monitores Microlife, inclusive o MAPA Watch BP 03 com AFIB. Se preferir, entre em contato agora mesmo com um de nossos especialistas.

 

Thiago Oliveira

Recent Posts

Invista na tecnologia para monitoramento da hipertensão. Conheça os equipamentos da Microlife

Vivendo em pleno século 21, você imagina como seria a vida sem tecnologia? Difícil, né?…

3 anos ago

Importância do registro da ANVISA para aparelho medidor de pressão

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma doença crônica e degenerativa e, infelizmente, muito incidente…

3 anos ago

Motivos para indicar o monitor de pressão arterial doméstico para os seus pacientes

A hipertensão arterial é caracterizada pela elevação insistente da pressão sanguínea nas artérias com valor…

3 anos ago

Vantagens do medidor de pressão arterial doméstico para idosos

A hipertensão arterial na terceira idade é um problema comum, sua prevalência chega a 2/3…

3 anos ago

Saiba o que fazer para evitar a pressão alta e viver bem

A pressão alta é considerada uma doença perigosa, porque pode levar a condições potencialmente fatais,…

3 anos ago

Vale a pena investir na assistência técnica para equipamentos de pressão arterial? Confira aqui!

Ter um consultório não significa para o médico que suas atividades se restringem apenas à…

3 anos ago