Monitores de pressão arterial: o que você precisa saber

Muitas vezes, quem sofre de hipertensão arterial não apresenta nenhum sintoma e, por se sentir bem, não realiza o controle correto da doença.

No entanto, deixar a pressão alta de lado aumenta os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, entre outros problemas associados à doença.

Por causa disso, cada vez mais o Ministério da Saúde e os profissionais da área tem alertado sobre a importância de monitorar a pressão arterial frequentemente. 

Para isso, nada melhor do que ter um monitor de pressão arterial em casa. Mas diante de tantas opções disponíveis no mercado, às vezes, pode parecer difícil escolher um.

Por isso, neste artigo, você entenderá mais sobre a importância de monitorar a pressão arterial em casa e verá os principais modelos de aparelhos de pressão arterial.

Ah! Também preparamos dicas incríveis de como escolher o melhor para você e como utilizá-lo corretamente. Confira!

Quando é recomendado o uso do aparelho de pressão arterial?

Como você viu, a hipertensão arterial é um problema de saúde global, inclusive no Brasil. A única forma de saber se uma pessoa sofre de pressão alta é aferindo a sua pressão arterial.

Com um diagnóstico precoce, é possível diminuir os riscos de desenvolver os problemas decorrentes dessa doença e, portanto, ter mais chances de sucesso no tratamento.

Mas, com que frequência deve-se medir a pressão arterial? A recomendação médica é que a medição seja feita, pelo menos, uma vez ao ano. 

No entanto, o paciente hipertenso precisa fazer com mais frequência, principalmente se possuir alguma doença cardiovascular. Assim, por exemplo, no caso de mudanças repentinas nos batimentos cardíacos, é recomendado medir a pressão arterial.

Para fazer esse acompanhamento sempre que for necessário, é importante ter um monitor de pressão arterial em casa.

E quem mais deve medir a pressão arterial em casa? Qualquer pessoa diagnosticada com pré-hipertensão arterial ou que apresenta os fatores de risco dessa doença.

Medir a pressão apenas quando visitamos um médico não é o suficiente?

É comum em uma visita médica aferir a pressão arterial do paciente. No entanto, muitos especialistas têm recomendado que os pacientes também monitorem a pressão arterial em casa.

Isso porque apenas uma medição de rotina não é o suficiente para detectar oscilações na pressão arterial. 

Por isso, para oferecer um diagnóstico mais preciso, é importante fazer um acompanhamento constante e, assim, realmente entender como a pressão arterial se comporta.

Além disso, em um consultório médico pode acontecer a síndrome do jaleco branco, isto é, quando o paciente tem um aumento da pressão arterial devido a ansiedade de estar em uma consulta.

Dessa forma, o paciente pode não ser hipertenso e apenas estar com a pressão alta naquele momento.  Para ter certeza, é essencial aferir a pressão arterial em um ambiente que ofereça mais conforto e segurança para ele, como o seu lar.

Quais são os tipos de medidor de pressão?

Agora que você já entende a importância de monitorar a pressão arterial em casa, confira alguns modelos de medidor de pressão. Basicamente, há dois tipos. São eles:

Aparelho de pressão manual

O aparelho de pressão manual é aquele utilizado em hospitais, UBS e clínicas particulares. E, também, por cuidadores de idosos. 

Ele realiza medições com maior precisão. No entanto, requer conhecimentos específicos para manuseá-lo, geralmente usado por os profissionais de saúde.

Aparelho de pressão digital

O aparelho de pressão arterial digital é mais fácil de operar por pessoas sem treinamento. Isso porque o aparelho insufla automaticamente a braçadeira e apresenta as informações em um visor.

Alguns modelos oferecem funcionalidade extras, como memória e detecção de arritmia cardíaca. Por conta disso, são os mais usados para efetuar medições em casa.

Como escolher um medidor de pressão arterial?

Escolher um medidor de pressão arterial dependerá das suas necessidades de uso. Todavia existem alguns fatores que não podem ser deixados de lado. Confira!

Local de medida

Um deles é o local de medida.

Isso porque existem medidores que podem ser usados no braço enquanto outros, no pulso. 

O monitor de braço é o mais indicado, porque é mais eficaz ao aferir a pressão arterial com o aparelho no mesmo nível do coração. 

Funcionalidades

Outro detalhe importante na hora de escolher um medidor de pressão arterial são as funcionalidades extras. Alguns aparelhos oferecem, por exemplo, memória de armazenamento, conexão com aplicativos e detecção de arritmia.

Usabilidade

Por fim, também é importante pensar na usabilidade. Afinal, de nada adianta ter o melhor medidor de pressão arterial se você não conseguir usá-lo, não é?

Portanto, escolha um modelo que você consiga manusear sem dificuldade. Nesse sentido, os aparelhos de pressão digital são melhores que os manuais. 

Como utilizar um monitor de pressão arterial?

 

Seguir algumas recomendações antes e durante a medição da pressão arterial é fundamental para ter resultados mais precisos. Veja quais são:

  • medir a pressão em repouso, com os braços apoiados sobre a mesa, na altura do coração;
  • esvaziar a bexiga antes de medir a pressão arterial;
  • manter a coluna reta e as pernas esticadas;
  • não praticar atividades físicas nem fumar, tomar banho ou consumir álcool antes da medição;
  • o manguito deve sempre estar em contato direto com a pele, não sobre peças de roupas;
  • a braçadeira deve ser colocada 2 a 3 centímetros acima da dobra do braço;
  • evitar falar durante o monitoramento da pressão;
  • fazer a média de três medições consecutivas, que deve ter um intervalo de 1 a 2 minutos entre cada uma delas.

Como você viu, a hipertensão arterial é uma doença que exige atenção. Portanto, não deixe de monitorar sua pressão arterial frequente que possa detectá-la precocemente. Assim, evitar problemas graves!

Se você precisa de um monitor de pressão arterial para cuidar melhor da sua saúde, entre em contato conosco e conheça mais sobre nossas soluções

Somos o distribuidor exclusivo dos monitores de pressão arterial Microlife – empresa líder mundial no desenvolvimento e fabricação de equipamentos para diagnóstico médico!

MedHyper, medlevesohn, monitores

Assine nossa newsletter

Gostaria de receber informações e comunicações do projeto MedHyper via email com a opção de descadastramento a qualquer momento.

Contato