Cuidados para controlar a arritmia cardíaca e viver melhor

O ritmo normal do coração, quando a pessoa está em repouso, varia entre 60 e 100 batidas por minuto (bpm). Quando os batimentos encontram-se fora desse intervalo, o indivíduo está experimentando um episódio de arritmia cardíaca.

Se o coração estiver acelerado, a arritmia é conhecida como taquicardia. Na outra ponta, ou seja, batendo mais devagar, o nome dado é bradicardia.

E por que isso é importante? Pelo fato de o descompasso dos batimentos cardíacos, para mais ou para menos, indicar que pode existir uma alteração na geração e/ou na condução dos estímulos elétricos do coração, prejudicando o bombeamento do sangue oxigenado para o organismo.

As consequências podem ser variadas, resultando em situações que podem ir desde um mal-estar generalizado e desmaio, até o surgimento de condições mais críticas, como edema agudo dos pulmões, insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral (AVC), parada cardíaca e, até mesmo, morte súbita.

Neste artigo, vamos falar sobre os tipos de arritmia mais comuns, bem como os tratamentos disponíveis e a melhor forma de prevenção. Acompanhe para ficar bem informado!

Números revelam a gravidade das arritmias cardíacas

Cerca de 10% da população brasileira – ou seja, mais de 20 milhões de pessoas – apresenta algum tipo de descompasso do coração, segundo dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SBAC).

A entidade também aponta que a doença é responsável por 320 mil mortes súbitas a cada ano no país, causadas por arritmias cardíacas.

Taquicardia: o que está por trás de um “coração acelerado”

De uma maneira geral, as arritmias cardíacas são provocadas pela interrupção, total ou parcial, dos impulsos elétricos responsáveis pelo controle dos batimentos cardíacos.

A arritmia mais comum é a taquicardia, na qual o mau funcionamento elétrico do coração provoca a aceleração do músculo cardíaco, fazendo com que os batimentos alcancem níveis muito acima do normal, superando os 200 bpm.

Sintomas mais comuns

Além de sentir o coração bater acelerado, o paciente com taquicardia pode experimentar falta de ar, respiração rápida e ofegante, palpitação no peito, cansaço, tontura, fraqueza e possíveis desmaios.

Indicativo de doenças cardíacas e pulmonares

Nos casos mais graves, a taquicardia pode estar relacionada a doenças cardíacas e/ou pulmonares já instaladas, além da hipertensão arterial e de alterações na tireoide. Muitas vezes, o paciente nem desconfia que sofre de algum desses males.

Quando procurar socorro médico

Se houver a ocorrência de uma ou mais das condições a seguir, deve-se buscar de imediato a ajuda médica:

  • Batimentos demoram mais de 30 minutos para normalizar.
  • Dor que irradia do peito para o braço esquerdo.
  • Intensa falta de ar.
  • Forte de cabeça.
  • Ter sentido o coração acelerado em algum dos dias anteriores.

Quando a taquicardia é “apenas” uma resposta do organismo

Coração acelerado nem sempre é indicativo da presença de uma doença mais séria. Em algumas situações, a taquicardia pode ser a resposta do organismo a alguma condição externa.

São normais os casos em que ela acontece por conta do consumo de álcool, tabaco, cafeína, substâncias estimulantes e até mesmo medicamentos em que a taquicardia é um possível efeito colateral previsto.

Momentos de estresse excessivo, exercícios físicos intensos, crises de ansiedade ou de pânico, entre outros fatores, também podem levar a uma aceleração desordenada dos batimentos do coração.

Dicas para controlar a taquicardia

A partir dos cenários colocados, torna-se mais claro identificar se o coração bate mais acelerado como sintoma de alguma doença mais séria ou devido a um fator externo temporário e esporádico.

No caso de ser “apenas” uma resposta natural do organismo, as dicas a seguir ajudam no controle da taquicardia. Elas visam a ativação do nervo vago, presente no tórax, que tende a restabelecer a frequência normal dos batimentos cardíacos.

No entanto, caso não surtam efeito, deve-se procurar o socorro médico.

  • Beber água bem gelada.
  • Procurar controlar a respiração, inspirando pelo nariz e expirando pela boca.
  • Colocar uma toalha molhada com água gelada no pescoço.
  • Soprar o ar vagarosamente com a boca semi-fechada por 30 segundos.
  • Tampar as narinas com os dedos e forçar a saída do ar.
  • Tossir com força cinco vezes seguidas.
  • Pressionar sem muita força os dedos indicador e médio contra os olhos fechados.
  • Usar uma bacia com água gelada para mergulhar o rosto.
  • Ficar em pé e dobrar o tronco para a frente.
  • Contar lentamente de 60 a 0, olhando para cima.
  • Tomar uma xícara de chá de camomila ou maracujá, que possuem efeito  calmante.

Prevenção

Os cuidados preventivos da taquicardia são basicamente os mesmos relacionados a outras doenças do sistema cardiovascular.

Assim, vale destacar que a busca de uma melhor qualidade de vida tem se mostrado bastante eficiente na prevenção e combate às arritmias cardíacas.

Veja como prevenir as arritmias cardíacas:

  • Alimentação balanceada, com redução da ingestão de sódio (sal de cozinha e alimentos industrializados) e maior consumo de verduras, legumes e frutas.
  • Prática regular de exercícios físicos.
  • Fim do tabagismo.
  • Moderação ao ingerir álcool e bebidas energéticas.
  • Cultivo de hábitos que permitam a redução do estresse físico e emocional.

Tipos de tratamento

Em muitos casos, a taquicardia pode ser tratada e curada por meio de medicamentos. O médico irá determinar a melhor linha de tratamento medicamentoso, depois de analisar o resultado de exames como eletrocardiograma, teste ergométrico e Holter 24 Horas, entre outros.

Em casos mais graves, o procedimento mais eficiente é a ablação por radiofrequência. Um cateter chega ao coração através de uma veia ou artéria, atuando sobre a área do músculo cardíaco que é o foco da arritmia.

Da mesma forma, a opção cirúrgica pode ser usada para a implantação de um marca-passo, aparelho que regula os batimentos cardíacos aplicando estímulos elétricos automáticos no coração.

Fibrilação Atrial

Esta é a modalidade mais comum de taquicardia. Ela se caracteriza pelo desarranjo dos impulsos elétricos dos átrios, que são as duas câmaras cardíacas superiores.

Durante a Fibrilação Atrial, pode haver a formação de coágulos dentro do coração. Eventualmente, eles acabam sendo levados pela corrente sanguínea.

Caso se alojem no cérebro, podem provocar um AVC (acidente vascular cerebral), que pode levar à morte do indivíduo ou deixar graves sequelas neurológicas. De fato, a Fibrilação Atrial é a responsável por cerca de 20% dos casos de AVC no Brasil.

Conheça os equipamentos Microlife que detectam a Fibrilação Atrial

O Projeto MedHyper traz para o Brasil os monitores digitais de pressão arterial Microlife, maior fabricante mundial de equipamentos voltados à área da saúde.

Alguns dos modelos ambulatoriais e de uso residencial da marca suíça contam com a exclusiva tecnologia AFIB (Atrium Fibrillation), capaz de realizar a detecção da Fibrilação Atrial durante o procedimento de medição da pressão arterial.

Entre em contato com nossos consultores, conheça os equipamentos da linha Microlife e as tecnologias que tornam seus produtos ainda mais exclusivos, e descubra os benefícios que estão aguardando médicos e pacientes de todo o Brasil.

arritmia cardíaca, MedHyper, medidor de pressão, pressão arterial


MedHyper

A MedLevensohn, empresa brasileira de distribuição de produtos para saúde e bem-estar com mais de 18 anos de atuação no mercado nacional, desenvolveu o Projeto MedHyper com o objetivo de prover uma vida equilibrada e de qualidade, com economia, informação, comodidade e tecnologia aos portadores de Hipertensão. Este poderoso aliado tecnológico, baseado nos mais modernos sistemas de telessaúde do mundo, visa trazer benefícios diretos aos seus participantes. De uma forma prática e eficiente, o MedHyper é uma ferramenta importante no controle de problemas crônicos e de difícil solução através de métodos usuais.

Assine nossa newsletter

Gostaria de receber informações e comunicações do projeto MedHyper via email com a opção de descadastramento a qualquer momento.

Contato