Da mesma forma que ocorre em diversas profissões, os médicos necessitam de ótimas ferramentas para que possam desempenhar seu trabalho com qualidade e excelência. Afinal, estão lidando com vidas.
No caso específico dos cardiologistas, os instrumentos do ofício vão além do tradicional estetoscópio. Um deles é, sem dúvida, o monitor de pressão arterial.
Ter em mãos um equipamento que seja absolutamente confiável nas aferições é vital para o diagnóstico e combate à hipertensão arterial.
A doença é uma condição cardíaca silenciosa e que se não for detectada com precisão e preferencialmente de forma precoce, pode levar o paciente a desenvolver uma série de outras doenças do sistema cardiovascular.
Assim, encontrar o monitor de pressão arterial que melhor atenda tanto aos interesses médicos e profissionais do cardiologista quanto às necessidades de seus pacientes é uma tarefa que não deve ser negligenciada.
Este artigo aborda os elementos que devem ser levados em conta pelo profissional de saúde na busca dos monitores de pressão arterial. O objetivo é garantir que ele realize em seu consultório um excelente trabalho do ponto de vista técnico, mas que também seja interessante em termos financeiros e de lucratividade, em favor do seu negócio.
A capacidade técnica de “fazer bem o que é necessário ser feito” é o primeiro e mais importante critério a ser seguido por quem vai adquirir monitores de pressão arterial para o consultório.
Existem vários aspectos a serem considerados na escolha dos equipamentos. Veja, a seguir, alguns dos mais importantes:
Fazer medições que sejam ao mesmo tempo precisas e confiáveis é fundamental na escolha do monitor de pressão arterial.
No caso dos equipamentos digitais, o fabricante deve comprovar que o aparelho dispõe de tecnologia que garanta que as leituras realizadas correspondem 100% à realidade do paciente.
A segurança de ter em mãos resultados precisos é fundamental para que o correto diagnóstico seja feito, bem como a linha de tratamento.
Os principais fabricantes de equipamentos médicos em todo o mundo sabem da importância de que seus produtos sejam reconhecidos pelas mais importantes entidades internacionais ligadas aos cuidados com a saúde.
Esse reconhecimento faz com que a credibilidade do fornecedor seja ainda maior perante a concorrência.
Por essa razão, ao escolher seu monitor digital de pressão arterial, verifique se ele possui selos de validação de instituições como Associação Americana do Coração, Sociedade Europeia de Hipertensão e Associação para o Avanço da Instrumentação Médica, entre outras.
No Brasil, é importante que instituições como a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a Anvisa e o Inmetro aprovem e validem os equipamentos.
Além de contar com a segurança de ter sempre em mãos resultados precisos e confiáveis em suas leituras, é interessante para o médico e seus pacientes que os monitores digitais de pressão arterial possam apresentar algumas inovações tecnológicas.
Um desses diferenciais é a tecnologia na qual a leitura da pressão arterial apenas esteja completa depois que três medições sequenciais automáticas (com intervalo de 1 a 2 minutos entre elas) sejam feitas.
O resultado apresentado é a média dessas aferições, o que garante uma leitura mais precisa e confiável.
Da mesma forma, equipamentos que sejam capazes de detectar arritmias cardíacas durante as medições (como, por exemplo, a fibrilação atrial) proporcionam ao especialista informações valiosas que podem levar ao diagnóstico de outras condições cardíacas além da hipertensão.
Fornecedores que disponham de vários modelos de monitores digitais de pressão arterial, cada um deles realizando diferentes tipos de exame, demonstram estar mais familiarizados com as necessidades dos profissionais do mercado.
Um determinado fabricante pode, em sua linha de monitores para uso em consultório ou em ambiente doméstico, oferecer modelos em que a medição da pressão arterial ocorre no braço, enquanto que em outros é feita no pulso do paciente.
Da mesma forma, fornecedores que disponibilizam ao mercado equipamentos desenvolvidos para a realização de exames mais detalhados e sofisticados de diagnóstico da hipertensão arterial (como MAPA e MRPA) possuem know-how superior no que se refere ao segmento de Cardiologia.
Por mais que os aspectos relacionados à atividade médica devam ser os primeiros a serem considerados na escolha dos monitores de pressão arterial para o consultório, questões de ordem comercial e financeira também precisam ser levadas em conta.
Veja a seguir alguns fatores sobre os quais é importante se debruçar para que a aquisição dos monitores de pressão arterial também seja um bom negócio.
Este é um item muito importante a ser considerado. Afinal, a precisão dos resultados aferidos nas medições de pressão arterial pode ficar muito comprometida caso o fornecedor do equipamento utilize tecnologias ultrapassadas na produção do equipamento.
Além disso, as peças de reposição podem ser caras ou difíceis de serem encontradas pelo fato de serem escassas no mercado. Isso prejudica ainda mais a relação custo-benefício do aparelho.
Assim, antes de efetuar a compra, vale a pena pesquisar sobre o fornecedor e o modo de fabricação de seus equipamentos. Faça buscas na internet e converse com outros profissionais de saúde que eventualmente possuam monitores dessa marca.
Preço baixo não deve ser em hipótese alguma, critério para a aquisição de monitores de pressão arterial para o seu consultório.
Infelizmente, na maioria dos casos, equipamentos que apresentam menor valor de compra possuem qualidade técnica inferior, levantando muitas dúvidas sobre a precisão e a confiabilidade dos resultados apresentados nas aferições de pressão.
Além disso, a probabilidade de quebras é maior do que a dos demais concorrentes, causando despesas de manutenção não previstas inicialmente.
Dessa forma, a compra do monitor de pressão arterial deve estar sempre relacionada à boa relação custo-benefício que ele oferece.
Para isso, deve-se avaliar a tecnologia do equipamento, sua durabilidade, os custos de manutenção preventiva e, eventualmente, do conserto do aparelho em caso de quebra.
Bons fornecedores entregam seus produtos dentro dos prazos combinados. Isso vale em qualquer área de atividade e não é diferente no caso dos monitores de pressão arterial.
O médico poderá ter um grande prejuízo financeiro e de imagem perante seus pacientes, caso o equipamento não esteja à disposição na data programada. Sem contar que o atraso irá prejudicar o próprio atendimento realizado pelo consultório.
Ter certeza de que poderá contar com um atendimento de qualidade por parte do suporte técnico é, definitivamente, de extrema importância ao escolher o fornecedor que irá fornecer os monitores de pressão arterial do consultório.
Como são equipamentos de uso frequente e constante, é natural que os monitores demandem peças de reposição depois de um tempo e de manutenção preventiva em intervalos regulares.
Fornecedores que tenham um atendimento pós-venda deficiente, não oferecendo qualidade ou agilidade em seus serviços, devem ser desconsiderados.
Atuando há 18 anos no mercado brasileiro, a MedLevensohn é uma distribuidora de produtos para saúde e bem-estar.
A empresa está à frente do Projeto MedHyper, criado para oferecer a profissionais de saúde e pacientes os melhores equipamentos médicos e, assim, garantir acesso a resultados mais precisos no que se refere ao monitoramento da saúde dos hipertensos.
Dessa forma, o Projeto MedHyper apresenta-se como o distribuidor oficial no Brasil dos produtos Microlife, considerada a mais avançada fabricante internacional em termos de tecnologia de produtos voltados ao segmento médico.
Para saber mais sobre os monitores Microlife ou para solicitar seu orçamento, entre em contato agora mesmo com nossa equipe de especialistas
Vivendo em pleno século 21, você imagina como seria a vida sem tecnologia? Difícil, né?…
A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma doença crônica e degenerativa e, infelizmente, muito incidente…
A hipertensão arterial é caracterizada pela elevação insistente da pressão sanguínea nas artérias com valor…
A hipertensão arterial na terceira idade é um problema comum, sua prevalência chega a 2/3…
A pressão alta é considerada uma doença perigosa, porque pode levar a condições potencialmente fatais,…
Ter um consultório não significa para o médico que suas atividades se restringem apenas à…