A hipertensão arterial – também chamada de pressão alta – é uma doença crônica que afeta quase um terço da população mundial, segundo a OMS.
Na maioria dos casos, a doença não apresenta sintomas, no entanto, ela pode causar graves prejuízos para a saúde do paciente se não for tratada.
Isso porque a alta da pressão arterial afeta órgãos importantes, especialmente, coração, cérebro e rins e podendo desencadear problemas como infarto, AVC e insuficiência renal.
A boa notícia é que o paciente hipertenso pode controlar a sua pressão arterial e evitar os riscos associados à doença por meio de cuidados simples com a saúde.
Do mesmo modo, quem não tem hipertensão arterial deve seguir recomendações importantes para evitar a doença.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo. Nele você vai entender um pouco mais sobre pressão alta, além de aprender dicas para cuidar da sua pressão arterial.
O sangue é bombeado pelo coração e a força que ele exerce contra as paredes das artérias é a pressão arterial (PA).
Em um paciente saudável, a pressão arterial normal, em repouso, é de 120 por 80 mmHg – ou simplesmente 12 por 8.
Quando a pressão arterial está acima desse limite e abaixo de 140 por 90 mmHg, o paciente deve ficar atento, mas ainda não é considerado hipertenso.
Isso porque a hipertensão arterial só acontece quando a PA tem valores igual ou acima a 140 por 90 mmHg, em repouso e de maneira insistente. Nessas situações, a pressão arterial é tão intensa que começa a danificar órgãos e tecidos do hipertenso.
Entendeu o que é hipertensão arterial?! A doença é a principal causadora de morte no Brasil e é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares, inclusive, AVC.
Por isso, é fundamental se informar e tomar os devidos cuidados para controlar a sua pressão arterial e evitar as complicações da doença.
A seguir, conheça 7 dicas para você cuidar da pressão.
Ah! E as dicas a seguir são úteis tanto para quem já é hipertenso quanto para quem quer prevenir a doença. Confira!
Medir a pressão arterial regularmente é uma das dicas mais importantes para cuidar da sua saúde. Afinal, somente acompanhando os níveis da sua pressão arterial você poderá prevenir ou controlar a pressão alta.
Quem não tem hipertensão arterial e não possui fatores de risco para a doença – como diabetes, tabagismo, obesidade, parentes hipertensos, entre outros – deve aferir a pressão arterial ao menos uma vez ao ano.
Já quem tem fatores de risco para a doença ou tem pré-hipertensão (valores da PA entre 12/8 e 14/9 cmHg), deve aferir a pressão arterial regularmente. Pacientes hipertensos devem fazer o controle com cardiologista e aferir a pressão arterial em casa.
Que o paciente hipertenso precisa reduzir o consumo de sal todo mundo já sabe. No entanto, isso não é sinônimo de uma alimentação sem gosto e sem graça.
Para reduzir o consumo de sal você pode optar por outros temperos, como alho, cebola, manjericão, salsa, pimenta, entre outros. Portanto, aproveite a oportunidade para experimentar novos sabores e escolher o que mais agrada o seu paladar.
Além disso, abandone o hábito de deixar um saleiro em cima da mesa durante as refeições. Isso porque os alimentos já são temperados durante a preparação e não há necessidade de aumentar a quantidade de sal. O máximo recomendado são 5g de sal por dia.
A alimentação – como um todo – reflete na saúde do indivíduo. Por isso, para prevenir e controlar a hipertensão arterial deve-se priorizar uma alimentação equilibrada, isto é, optar por alimentos mais saudáveis e reduzir aqueles que podem ser prejudiciais para a saúde.
A boa notícia é que isso não significa seguir uma dieta completamente restrita. Na verdade, uma alimentação equilibrada é aquela em que o indivíduo recebe todos os nutrientes necessários para pleno funcionamento do organismo.
As principais dicas são: evitar o consumo de alimentos ultraprocessados, como salgadinhos, embutidos, macarrão instantâneo e refrigerante, aumentar o consumo de frutas, verduras e fibras e preferir o consumo de carnes magras, como frango.
A prática de exercícios físicos é fundamental para o cuidado da sua pressão arterial. O recomendado é manter uma frequência de, no mínimo, 30 minutos por dia, 3 vezes por semana, o que já é suficiente para o seu coração trabalhar com mais eficiência.
Além disso, praticar atividades físicas colabora para melhora da circulação sanguínea, controle da glicemia e reduz o risco de trombose.
Entretanto, não faça atividades físicas sem antes consultar um profissional da saúde para que ele defina o tipo e a frequência de exercícios que são adequados para você.
Manter o peso adequado é uma excelente medida para cuidar da sua pressão arterial. O principal motivo é que o sobrepeso e a obesidade requerem que o coração trabalhe com mais força, o que pode elevar os valores da PA.
Por isso, o recomendado é reduzir o peso caso esteja com sobrepeso ou obesidade.
Para tal, mantenha bons hábitos de vida, como a prática de atividades físicas e alimentação saudável e equilibrada. No entanto, não faça dietas sem supervisão de um profissional da saúde. Afinal, é preciso emagrecer de maneira saudável, por isso, consulte um nutricionista.
O cigarro traz uma série de prejuízos à saúde, inclusive, para o sistema cardiovascular. Primeiramente porque o tabagismo eleva a pressão arterial e aumenta à chance do paciente desenvolver hipertensão arterial, assim como, as complicações da doença.
O risco é aumentado até mesmo para fumantes passivos. Um estudo apresentado no EuroHeartCare 2019 evidenciou que fumantes passivos têm, em média, 13% mais chance de desenvolver pressão alta do que quem não convive com tabagistas.
Além disso, o hábito de fumar contribui para o entupimento das artérias, o que aumenta os riscos associados a infarto, AVC e doenças vasculares periféricas.
Situações de estresse elevam a pressão arterial, devido à liberação de hormônios, como adrenalina. Por isso, se você quer cuidar da sua pressão arterial reduza o estresse da rotina, não leve trabalho para casa e faça atividades que proporcionem bem-estar.
Além disso, tenha um tempo de qualidade com seus amigos e familiares, ame e seja amado, ouça músicas e tenha boas noites de sono. Tudo isso contribui para que você se sinta bem e, assim, melhore os níveis da sua pressão arterial.
Além disso, o acompanhamento da pressão arterial deve ser feito com um cardiologista. Portanto, siga em contato com o seu médico de confiança, faça todos os exames necessários e use corretamente os medicamentos prescritos. O tratamento da hipertensão arterial é para toda a vida.
Esperamos que as dicas de como cuidar da sua pressão arterial ajudem.
O Medhyper é um projeto que nasceu com a missão de melhorar a qualidade de vida e saúde de pacientes hipertensos. Por isso, semanalmente, nutrimos o blog com conteúdos sobre o assunto.
Para saber mais, continue acompanhando o blog do Med Hyper.
Aproveite e leia também: quais são os principais sintomas de quem tem pressão alta
Vivendo em pleno século 21, você imagina como seria a vida sem tecnologia? Difícil, né?…
A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma doença crônica e degenerativa e, infelizmente, muito incidente…
A hipertensão arterial é caracterizada pela elevação insistente da pressão sanguínea nas artérias com valor…
A hipertensão arterial na terceira idade é um problema comum, sua prevalência chega a 2/3…
A pressão alta é considerada uma doença perigosa, porque pode levar a condições potencialmente fatais,…
Ter um consultório não significa para o médico que suas atividades se restringem apenas à…