Categories: Blog

Cuide da sua pressão com essas dicas

A hipertensão arterial – também chamada de pressão alta – é uma doença crônica que afeta quase um terço da população mundial, segundo a OMS.

Na maioria dos casos, a doença não apresenta sintomas, no entanto, ela pode causar graves prejuízos para a saúde do paciente se não for tratada. 

Isso porque a alta da pressão arterial afeta órgãos importantes, especialmente, coração, cérebro e rins e podendo desencadear problemas como infarto, AVC e insuficiência renal.

A boa notícia é que o paciente hipertenso pode controlar a sua pressão arterial e evitar os riscos associados à doença por meio de cuidados simples com a saúde.

Do mesmo modo, quem não tem hipertensão arterial deve seguir recomendações importantes para evitar a doença. 

Pensando nisso, preparamos este conteúdo. Nele você vai entender um pouco mais sobre pressão alta, além de aprender dicas para cuidar da sua pressão arterial.

O que é hipertensão arterial?

O sangue é bombeado pelo coração e a força que ele exerce contra as paredes das artérias é a pressão arterial (PA).

Em um paciente saudável, a pressão arterial normal, em repouso, é de 120 por 80 mmHg – ou simplesmente 12 por 8.

Quando a pressão arterial está acima desse limite e abaixo de 140 por 90 mmHg, o paciente deve ficar atento, mas ainda não é considerado hipertenso.

Isso porque a hipertensão arterial só acontece quando a PA tem valores igual ou acima a 140 por 90 mmHg, em repouso e de maneira insistente. Nessas situações, a pressão arterial é tão intensa que começa a danificar órgãos e tecidos do hipertenso.

Dicas para cuidar da sua pressão arterial

Entendeu o que é hipertensão arterial?! A doença é a principal causadora de morte no Brasil e é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares, inclusive, AVC.

Por isso, é fundamental se informar e tomar os devidos cuidados para controlar a sua pressão arterial e evitar as complicações da doença. 

A seguir, conheça 7 dicas para você cuidar da pressão. 

Ah! E as dicas a seguir são úteis tanto para quem já é hipertenso quanto para quem quer prevenir a doença. Confira!

  • Meça a sua pressão arterial

Medir a pressão arterial regularmente é uma das dicas mais importantes para cuidar da sua saúde. Afinal, somente acompanhando os níveis da sua pressão arterial você poderá prevenir ou controlar a pressão alta.

Quem não tem hipertensão arterial e não possui fatores de risco para a doença – como diabetes, tabagismo, obesidade, parentes hipertensos, entre outros – deve aferir a pressão arterial ao menos uma vez ao ano. 

Já quem tem fatores de risco para a doença ou tem pré-hipertensão (valores da PA entre 12/8 e 14/9 cmHg), deve aferir a pressão arterial regularmente. Pacientes hipertensos devem fazer o controle com cardiologista e aferir a pressão arterial em casa.

  • Reduza o consumo de sal

Que o paciente hipertenso precisa reduzir o consumo de sal todo mundo já sabe. No entanto, isso não é sinônimo de uma alimentação sem gosto e sem graça.

Para reduzir o consumo de sal você pode optar por outros temperos, como alho, cebola, manjericão, salsa, pimenta, entre outros. Portanto, aproveite a oportunidade para experimentar novos sabores e escolher o que mais agrada o seu paladar.

Além disso, abandone o hábito de deixar um saleiro em cima da mesa durante as refeições. Isso porque os alimentos já são temperados durante a preparação e não há necessidade de aumentar a quantidade de sal. O máximo recomendado são 5g de sal por dia.

  • Tenha uma alimentação equilibrada

A alimentação – como um todo – reflete na saúde do indivíduo. Por isso, para prevenir e controlar a hipertensão arterial deve-se priorizar uma alimentação equilibrada, isto é, optar por alimentos mais saudáveis e reduzir aqueles que podem ser prejudiciais para a saúde.

A boa notícia é que isso não significa seguir uma dieta completamente restrita. Na verdade, uma alimentação equilibrada é aquela em que o indivíduo recebe todos os nutrientes necessários para pleno funcionamento do organismo. 

As principais dicas são: evitar o consumo de alimentos ultraprocessados, como salgadinhos, embutidos, macarrão instantâneo e refrigerante, aumentar o consumo de frutas, verduras e fibras e preferir o consumo de carnes magras, como frango.

  • Pratique exercícios físicos com frequência

A prática de exercícios físicos é fundamental para o cuidado da sua pressão arterial. O recomendado é manter uma frequência de, no mínimo, 30 minutos por dia, 3 vezes por semana, o que já é suficiente para o seu coração trabalhar com mais eficiência.

Além disso, praticar atividades físicas colabora para melhora da circulação sanguínea, controle da glicemia e reduz o risco de trombose. 

Entretanto, não faça atividades físicas sem antes consultar um profissional da saúde para que ele defina o tipo e a frequência de exercícios que são adequados para você.

  • Controle o peso

Manter o peso adequado é uma excelente medida para cuidar da sua pressão arterial. O principal motivo é que o sobrepeso e a obesidade requerem que o coração trabalhe com mais força, o que pode elevar os valores da PA.

Por isso, o recomendado é reduzir o peso caso esteja com sobrepeso ou obesidade. 

Para tal, mantenha bons hábitos de vida, como a prática de atividades físicas e alimentação saudável e equilibrada. No entanto, não faça dietas sem supervisão de um profissional da saúde. Afinal, é preciso emagrecer de maneira saudável, por isso, consulte um nutricionista.

  • Abandone o hábito de fumar

O cigarro traz uma série de prejuízos à saúde, inclusive, para o sistema cardiovascular. Primeiramente porque o tabagismo eleva a pressão arterial e aumenta à chance do paciente desenvolver hipertensão arterial, assim como, as complicações da doença.

O risco é aumentado até mesmo para fumantes passivos. Um estudo apresentado no EuroHeartCare 2019 evidenciou que fumantes passivos têm, em média, 13% mais chance de desenvolver pressão alta do que quem não convive com tabagistas. 

Além disso, o hábito de fumar contribui para o entupimento das artérias, o que aumenta os riscos associados a infarto, AVC e doenças vasculares periféricas. 

  • Tenha uma vida tranquila e siga o tratamento

Situações de estresse elevam a pressão arterial, devido à liberação de hormônios, como adrenalina. Por isso, se você quer cuidar da sua pressão arterial reduza o estresse da rotina, não leve trabalho para casa e faça atividades que proporcionem bem-estar.

Além disso, tenha um tempo de qualidade com seus amigos e familiares, ame e seja amado, ouça músicas e tenha boas noites de sono. Tudo isso contribui para que você se sinta bem e, assim, melhore os níveis da sua pressão arterial. 

Além disso, o acompanhamento da pressão arterial deve ser feito com um cardiologista. Portanto, siga em contato com o seu médico de confiança, faça todos os exames necessários e use corretamente os medicamentos prescritos. O tratamento da hipertensão arterial é para toda a vida.

Pronto para cuidar da sua pressão arterial?

Esperamos que as dicas de como cuidar da sua pressão arterial ajudem. 

O Medhyper é um projeto que nasceu com a missão de melhorar a qualidade de vida e saúde de pacientes hipertensos. Por isso, semanalmente, nutrimos o blog com conteúdos sobre o assunto. 

Para saber mais, continue acompanhando o blog do Med Hyper.


Aproveite e leia também: quais são os principais sintomas de quem tem pressão alta

admin2

Recent Posts

Invista na tecnologia para monitoramento da hipertensão. Conheça os equipamentos da Microlife

Vivendo em pleno século 21, você imagina como seria a vida sem tecnologia? Difícil, né?…

2 anos ago

Importância do registro da ANVISA para aparelho medidor de pressão

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma doença crônica e degenerativa e, infelizmente, muito incidente…

2 anos ago

Motivos para indicar o monitor de pressão arterial doméstico para os seus pacientes

A hipertensão arterial é caracterizada pela elevação insistente da pressão sanguínea nas artérias com valor…

2 anos ago

Vantagens do medidor de pressão arterial doméstico para idosos

A hipertensão arterial na terceira idade é um problema comum, sua prevalência chega a 2/3…

2 anos ago

Saiba o que fazer para evitar a pressão alta e viver bem

A pressão alta é considerada uma doença perigosa, porque pode levar a condições potencialmente fatais,…

2 anos ago

Vale a pena investir na assistência técnica para equipamentos de pressão arterial? Confira aqui!

Ter um consultório não significa para o médico que suas atividades se restringem apenas à…

2 anos ago